Notícias

A leitura como prática cotidiana para crianças na Educação Infantil

Projeto para incentivar a leitura com crianças.

Publicado em: 22/03/2016 13h02 | Atualizado em: 30/11/2020
leitura_ed_infantil_740_x_430.jpg

Para promover o hábito da leitura nos alunos, o Centro de Educação Infantil (CEI) Jocelyne Guimarães Fernandes de Melo, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, localizado na Cohab Juscelino Kubitschek, região leste da capital, tem desenvolvido o projeto denominado “Culturas Infantis e suas linguagens” que, entre outros objetivos, se propõe a favorecer a interação, potencializar o interesse pela produção de textos diversos e promover a articulação dos saberes.

Para a Professora de Educação Infantil Lindsay Vicente Siqueira, responsável pelo Mini Grupo II, com crianças entre 3 e 4 anos de idade, por meio da leitura as crianças aprendem a observar e reproduzir o comportamento leitor. “É importante salientar que, na Educação Infantil, a leitura feita pelas crianças não está baseada na codificação/decodificação, até porque esse não é principal objetivo desta etapa escolar. Trata-se muito mais de explorar assuntos diversos, interpretar falas e ampliar o repertório de palavras, objetos, lugares e expressões”, disse a professora.

Apresentar leituras de diferentes gêneros textuais como contos de fadas, revistas, jornais, parlendas, panfletos, manuais de instruções, entre outros, é uma maneira de oportunizar descobertas no mundo das palavras e, também, iniciar a criança no mundo da literatura.

A implantação do projeto e de suas diversas atividades conta com a fundamental participação das famílias e demais funcionários da unidade. “É importante que a família incentive a ludicidade e a curiosidade por meio de histórias, lembranças de vida, bem como oferecer livros aos filhos e, sempre que possível, levá-los a espaços de promoção de leitura”, afirma Lindsay.

Todos os dias são realizadas leituras para as crianças e, após a familiarização com a atividade, as crianças são convidadas a realizar recontos orais das histórias apresentadas. Após essa etapa é realizada uma produção textual tendo a professora como escriba.

A professora conta que sempre é escolhida uma personagem para iniciar a produção coletiva. Conforme o texto vai ganhando corpo, com a contribuição das crianças, a professora vai realizando o registro das ideias.

Para o encerramento deste projeto, está prevista a organização dos textos produzidos pelas crianças em um livro, que será compartilhado com toda a comunidade escolar.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Montagem com três fotos. A primeira, da esquerda, mostra uma mulher de pé ao lado de um bebê que está sentado numa mesa. A do meio mostra um menino de pé em cima de um banco, atrás dele há o desenho de uma asa. A última mostra duas crianças sentadas, elas seguram canetas. Entre elas há uma mulher auxiliando-as.

CEI da DRE Itaquera ‘recria’ Beco do Batman e até Poupatempo para crianças ‘tirarem’ CNH

Publicado em: 18/05/2023 1h33 - em Secretaria Municipal de Educação

Semana Municipal Do Brincar

Prefeitura de São Paulo promove Semana do Brincar e oferece atividades em diversos pontos da cidade

Publicado em: 18/05/2023 12h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de pessoas fazendo alongamento, deitadas em colchonetes em uma sala com um grande espelho.
Banner do 4º Grande Encontro de Grêmios Estudantis
Esquenta Da Virada Nos Ceus

SME promove Esquenta da Virada Cultural 2023

Publicado em: 16/05/2023 6h03 - em Secretaria Municipal de Educação

1 154 155 156 157 158 1.498