Notícias
11 mil estudantes da rede municipal participam do Projeto Itinerâncias Antirracistas
Visitas guiadas são feitas em instituições culturais com exposições que versam sobre diversidade étnico-racial e de gênero são foco do projeto
Publicado em: 08/12/2023 15h48 | Atualizado em: 08/12/2023
Mais de 11 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Paulo participam do projeto “Itinerâncias Antirracistas”, que dá acesso à programação de diversas instituições culturais, com ênfase na diversidade étnico-racial e de gênero. As visitas iniciaram em agosto e seguem até 13 dezembro. A previsão é que o projeto continue em 2024.
O projeto está em consonância com as diretrizes do Currículo da Cidade e é liderado pelo Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER) em colaboração com o Núcleo de Gênero e Diversidade (NGD) e outros setores da Divisão de Currículo (DC/COPED). O objetivo é ampliar o horizonte pedagógico, proporcionando acesso a diversas expressões culturais, históricas e artísticas, com ênfase na diversidade étnico-racial e de gênero.
O programa ocorre por meio de parcerias da SME com diversas instituições culturais da cidade, incluindo o Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE/USP), o Museu da Imigração e o Instituto Moreira Salles (IMS). Durante as visitas, os estudantes seguem roteiros com foco em Educação Antirracista elaborados em conjunto com os setores educativos dos museus.
Para a estudante Jasmim da Silva, da EMEF Brigadeiro Correia de Melo, visitar a Exposição Pequenas Áfricas no Instituto Moreira Salles foi muito legal. Ela conta que aprendeu muitas coisas sobre a cultura do samba e a cultura negra.
Além das visitas aos museus, os estudantes tiveram, em 2023, a oportunidade de participar de eventos como o “Festival Afro Minuto”, a “Expo Internacional Dia da Consciência Negra” e a “Expo Favela”, que ocorreram em novembro. Para ter acesso à programação, a SME tem assegurado o transporte necessário para os estudantes e docentes. A última visita prevista para 2023 ocorrerá na quarta (13) no Museu Afro Brasil.
Essa iniciativa reforça o compromisso com o projeto “São Paulo: Farol de Combate ao Racismo Estrutural” e contribui para consolidar a luta contra o racismo estrutural no campo educacional paulistano. Ao participar ativamente da “Rede de Cidades Educadoras”, a cidade de São Paulo reforça seu compromisso com uma educação integral que ultrapassa os limites das escolas, promovendo a interação e o diálogo com todos os espaços da cidade.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Educação Municipal destaca ações de sustentabilidade em seminário sobre energia fotovoltaica
Diretoria Regional de Educação Itaquera
Abelhas aproximam estudantes da ciência e do meio ambiente
Secretaria Municipal de Educação
Curso sobre liderança e gestão escolar segue com inscrições abertas para profissionais da SME
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Grêmios Estudantis apresentam propostas para fortalecer direitos da criança e do adolescente
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o 16º Prêmio CET de Educação de Trânsito
Secretaria Municipal de Educação
SME abre inscrição de cadastro de reserva para Serviço Técnico Educacional
Relacionadas
Projeto “Livro Viajante” completa cinco anos no CEI Geraldo de Arruda
Publicado em: 30/03/2016 9h34 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Entrega dos Kits de Robótica Educacional
Publicado em: 29/03/2016 4h57 - em Informática Educativa
Plateia SME – edição edição 29 de março
Publicado em: 29/03/2016 4h44 - em CEU e COCEU
Quadro-Síntese dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana
Publicado em: 29/03/2016 3h35 - em Educação Infantil
Demi Getschko fala aos Caçadores de Notícias sobre os riscos e cuidados na internet
Publicado em: 29/03/2016 2h42 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel