Notícias

Teatro de Fantoches na Biblioteca do CEU Três Lagos

Apresentações celebraram o Dia Nacional do Livro Infantil e o aniversário do escritor Monteiro Lobato

Publicado em: 20/04/2016 20h13 | Atualizado em: 30/11/2020

Teatro de Fantoches_740x430.jpg

A Biblioteca Ana Aurora do Amaral Lisboa, do Centro Educacional Unificado (CEU) Três Lagos, apresentou um teatro de fantoches na segunda, 18 de abril. A peça foi assistida por alunos do Centro de Educação Infantil (CEI), da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) do CEU e celebrou o aniversário do escritor Monteiro Lobato e o Dia Nacional do Livro Infantil.

Lury Hirahata, coordenadora de projetos culturais, diz que a data sempre é comemorada pela biblioteca. A escolha deste ano pelo teatro de fantoches se deu pelo espaço já possuir os bonecos. “Escolhemos uma história de Monteiro Lobato e fizemos a gravação das vozes antecipadamente. Tivemos a participação da voz do assistente técnico da gestão e as outras vozes revezamos em três bibliotecárias”, completa.

Ao todo foram seis apresentações. Elas foram assistidas por 17 turmas das unidades escolares – aproximadamente 434 pessoas, entre alunos, professores, comunidade e funcionários. A duração de cada apresentação foi de 30 minutos. “Acolhemos os alunos com o tema de abertura do Sítio. Em seguida, veio a história. Encerramos com a música da Emília, onde todos dançaram. As crianças ainda participaram durante toda a peça”, explica a coordenadora.

Além de homenagear Monteiro Lobato e comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, o objetivo do teatro de fantoches foi levar a magia da literatura a todos e não somente às crianças. Até por isso, Lury, Eliene Gomes e Rosana Souza, bibliotecárias do CEU Três Lagos, entraram no clima e se fantasiaram. Lury era a Dona Benta, já Rosana e Eliene se vestiram como Emília.

“Qualquer atividade desenvolvida na biblioteca é pensada para ver o brilho nos olhos das crianças. Essa atividade não foi diferente, pudemos ver e sentir a emoção de cada um. Eles se abraçavam com medo da Cuca, se divertiam ao ver o Saci e até os mais tímidos cantaram e dançaram com as Emílias”, destacou Lury.

Confira algumas fotos do teatro de fantoches.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Ilustração em tons de azul e verde com o título

Literatura Infantil em Libras: Curso de formação para educadores abre período de inscrições

Publicado em: 15/07/2026 5h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada Ceu Jaçanã

CEUs da Zona Norte recebem cursos gratuitos de qualificação profissional

Publicado em: 15/07/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

otografia mostra uma sala de aula vazia, com carteiras e cadeiras organizadas em fileiras. O ambiente é amplo, iluminado por grandes janelas laterais protegidas por grades, possui paredes em tom amarelo-claro, piso cinza e um armário branco ao fundo. Não há pessoas na imagem.

Prefeitura amplia parceria bem-sucedida do Liceu para três Escolas Municipais de Ensino Fundamental  

Publicado em: 15/07/2026 12h03 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma sala de Centro de Educação Infantil com móveis pequenos de madeiras para bebês e uma tenda de tule laranaja e vermelho ao centro.
Fotografia de um auditório repleto de pessoas sentadas em momento de palestra.

Formação aborda acessibilidade curricular para estudantes cegos

Publicado em: 14/07/2026 4h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.679