Notícias

EMEI Manoel Fiel Filho apresenta o patrono da escola para os alunos

Projeto abordou a ditadura militar em formações com as famílias

Publicado em: 25/04/2016 14h52 | Atualizado em: 30/11/2020
emei_manoel_740_x_430.jpg

A Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Manoel Fiel Filho da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Mateus apresentou aos alunos o patrono da escola Manoel Fiel Filho, um operário metalúrgico que foi morto em 1976 pela ditadura militar. O objetivo foi de abordar o tema com as crianças e discutir a opressão vivida na época.

A equipe escolar decidiu apresentar o tema e envolver desde os professores até os familiares. A Coordenadora Pedagógica Lilian Cristina Pereira Cangussu, declarou que o projeto foi dividido em duas etapas: a primeira envolveu os professores com uma abordagem mais histórica e a segunda com as crianças, contando a história de Manoel Fiel Filho. “Os alunos ficaram surpreendidos ao saber que Manoel realmente existia. As antigas profissões do patrono da escola como padeiro e cobrador de ônibus, também deixaram as crianças curiosas, pois os alunos não sabiam exatamente qual era a função de cada uma dessas profissões”, acrescentou Lilian.

Dessa forma as professoras decidiram abordar o tema profissão e explicar cada uma delas, além de incentivar as crianças a escolherem que carreira seguir futuramente.

Em relato da experiência, a professora Marta Marin da Costa afirmou que o projeto a fez refletir sobre a importância de abordar temas considerados simples. “O que me chamou a atenção foi o fato das crianças se admirarem por Manoel ter sido real, para gente que é adulto é tão natural, mas muitas vezes não resgatamos o verdadeiro sentido do tema trabalhado, por julgarmos que é conhecido por todos ou que não é necessário”, completou Marta.

O projeto também contou com uma formação com as famílias dos alunos sobre o patrono da escola e a Ditadura Militar. Para este resgate foram convidados o historiador Marcos Ahlers e o jornalista Rodolfo Lucena.

Para finalizar a EMEI Manoel Fiel Filho realizou uma caminhada pela paz no entorno da unidade escolar com familiares, alunos, equipe docente e de apoio. De acordo com a Coordenadora Pedagógica, Lilian Cristina Pereira Cangussu, a participação dos familiares fortalece a relação entre escola e comunidade. “A caminhada terminou com uma grande roda, simbolizando nosso abraço coletivo pela paz, amor e a esperança”, finalizou a coordenadora.

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.213