Gestão Democrática – Articulação das Instâncias de Gestão Participativa

Grêmio, Associação de Pais e Mestres e Conselho de Escola

Atuação

Constrói e executa articulações das instâncias estruturantes de Gestão Participativa, cujos principais pilares são: Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola – CRECE  e o Programa Grêmios Estudantis (Decreto nº 58.840, de 2019), que promovem e solidificam a participação coletiva de todos (as) os (as) agentes que integram a comunidade escolar, cada qual em sua plena importância na construção de uma educação participativa e horizontal. Do mesmo modo e compondo este eixo, o acompanhamento dos outros territórios de participação, tais como a Associação de Pais e Mestres – APM , o Conselho de Escola.

TV Participativa - Estudante Gremista Tá On

TV Participativa - Ação grêmio


Grêmio Estudantil

Vista Traseira Das Pessoas Que Se Apoiam 23 2147663711

O Grêmio Estudantil representa os interesses dos alunos do ensino fundamental e médio, estando presente em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino. A SME fornece verbas para as ações dos grêmios nas escolas. O profissional de educação que orienta e acompanha o Grêmio Estudantil recebe atestados para Evolução Funcional.

Associação de Pais e Mestres

Membros Dos Sindicatos Trabalhando Juntos 23 2150969877

A APM é uma associação sem fins lucrativos que representa os interesses de profissionais e pais dos alunos de uma escola, colaborando com a gestão para impactar positivamente na aprendizagem e na qualidade da educação. Promove a integração democrática entre família e escola, focando exclusivamente em questões educacionais.

Conselho de escola

Professor De Tiro Medio E Aluno Sorrindo
O Conselho de Escola é um colegiado formado por representantes da gestão escolar, funcionários, professores, estudantes e familiares, com iguais poderes. Facilita o diálogo e a gestão coletiva, possuindo funções deliberativa, consultiva, fiscalizadora, mobilizadora e pedagógica. Atua na defesa dos direitos dos alunos e contribui para o melhor funcionamento das unidades educacionais.

CRECE

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece

O Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola (CRECE) é um colegiado que tem como fim o fortalecimento dos Conselhos de Escola e a ampliação do processo democrático nas unidades educacionais e nas diferentes instâncias decisórias visando a uma melhor qualidade da educação.

Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral – COCEU

Coordenador: Aparecido Sutero da Silva Júnior

Endereço : Rua Líbero Badaró, 425 - 5º andar - Centro Histórico CEP 01009-000

Fone: 011 3111-8616

E-mail: smecoceu@sme.prefeitura.sp.gov.br

Site: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/coceu/


Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais – DIGP

Diretor: Rogério Gonçalves da Silva

Equipe Administrativa

Erika de Araujo Prudente

Equipe Técnica

Taize Grotto de Oliveira

Gláucia Cristine Silva Burckler