Ensino Médio

Percursos de Estudos e de Formação

É sabido que os Itinerários Formativos propostos pela BNCC para o Ensino Médio seguem cinco grandes áreas de conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional, que compõem as possibilidades de escolha das disciplinas a serem cursadas pelos estudantes. Na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, dado o seu histórico e especificidades, a opção por criarmos Percursos de Estudo e Formação no lugar de Itinerários Formativos, como os indicados pela BNCC, ocorreu não só devido a uma diferenciação semântica, na qual a ideia de um Percurso de Estudo e Formação estava em maior consonância com as concepções, premissas e princípios já explicitados no Currículo da Cidade, mas também por optarmos por uma proposição que permitisse às escolas estabelecer uma inter-relação com temáticas diversas como: ética, cidadania, democracia, relações étnico-raciais, direitos humanos, diversidade, juventudes, tecnologias e cultura digital, relações interpessoais, meio ambiente e sustentabilidade, inclusão de pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, gênero e sexualidade, mundo do trabalho, saúde e bem-estar, saúde pública, projeto de vida, desenvolvimento tecnológico-científico, entre outras temáticas emergentes.

Além dos 4 eixos que já constavam dos Itinerários Formativos da BNCC (Empreendedorismo, Processos Criativos, Investigação Científica e Mediação e Intervenção Sociocultural), outros 3 eixos foram acrescidos nos Percursos de Estudo e Formação: Mediação e intervenção política econômica; Multiculturalismo e Multiletramentos, Gestão de conteúdos e informações.

Sendo assim, os adolescentes e jovens poderão ter acesso a uma noção mais ampliada acerca do conhecimento de mundo, em nível médio, de modo que poderão aprofundar o contato, refletir e debater sobre diversos aspectos da vida em sociedade, assim como também com temas que lhes permitam construir e compreender seus processos identitários de forma crítica, interdisciplinar, contextualizada, com vistas à sua educação integral, numa perspectiva emancipatória que respeite seus centros de interesse.

Ações:

  • 2017
    • Formação do Ensino Médio 2017.
  • 2018
    • Curso: Práticas de Leitura no Ensino Médio: teoria e prática.
    • Curso: Práticas de Produção de Textos no Ensino Médio: em busca do sujeito-autor.
    • Curso: Formação do Ensino Médio 2018.
  • 2020
    • Produção do Currículo da Cidade do Ensino Médio