Ensino Médio
Histórico das EMEFM e da EMEBS Helen Keller
As 8 (oito) Es colas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM), assim como a EMEBS Helen Keller, ultrapassam os territórios nos quais estão inseridas, recebendo estudantes dos diferentes bairros da capital paulista e de diversos municípios na Grande São P aulo, como Guarulhos, Itaquaquecetuba, Santo André etc. Cada uma delas possui características ímpares, projetos próprios e grande reconhecimento da comunidade atendida, sendo procuradas pela qualidade de suas propostas pedagógicas.
EMEFM Antônio Alves Veríssimo
Criada em 1985 a partir da doação de um prédio construído e equipada para instalação de uma escola de Educação Infantil, como resultado de um acordo com a Prefeitura do Município de São Paulo, recebeu o nome do fundador da rede que havia ofertado o prédio. A Escola Municipal de Primeiro Grau Antônio Alves Veríssimo pa ssa a oferecer 2º Grau a partir de 1992, sendo, posteriormente, denominada EMEFM Antônio Alves Veríssimo. Oferece o Ensino Fundamental e o Ensino Médio Regular.
EMEFM Vereador Antônio Sampaio
Inaugurada em julho de 1996 no terreno utilizado, anteriormente, pelo c Clube Desportivo Municipal de Santana – CDMS, a E.M.P.G. “Vereador Antônio Sampaio” teve sua nomenclatura alterada em setembro do mesmo ano para E.M.P.S.G. “Vereador Antônio Sampaio”, ao ser autorizada a oferecer o curso de Técnico em Processamento de Dados, descontinuado posteriormente. Atualmente, oferta o Ensino Fundamental e o Ensino Médio Regular.
EMEFM Darcy Ribeiro
Anteriormente denominada E.M.P.S.G “São Miguel Paulista”, foi criada em outubro de 1996, ofertando o curso secundário com habilitação específica para o Magistério. Teve seu nome alterado no ano de 1997 para EMEFM Darcy Ribeiro. Posteriormente, o curso de Magistério foi descontinuado, mantendo a oferta do Ensino Fundamental e o Ensino Médio Regular.
EMEFM Professor Derville Allegretti
Fundada na Baixada do Glicério, em março de 1968, com a denominação de Escola Técnica de Comércio Municipal, oferecia os cursos de Taquigrafia, Vitrinismo e Guia de Turismo. Transferida para o endereço atual, no bairro de Santana, em 1970. Em 1973 recebe o nome de Centro Interescolar Municipal de São Paulo e, em 1979, passa a se chamar Escola Municipal de Primeiro e Segundo Graus Professor Derville Allegretti. A partir de 1982 começa a ofertar também o curso de Magistério e, em 1998, recebe o nome utilizado atualmente. Mantém o curso Normal de Nível Médio (antigo Magistério), além do Ensino Médio Regular e do Ensino Fundamental.
EMEFM Guiomar Cabral
A Escola Municipal de Primeiro e Segundo Graus de “Pirituba” foi criada em julho de 1996. Iniciou o funcionamento dos cursos profissionalizantes com habilitação plena nos cursos de Processamento de Dados e Administração, em 1997. Recebe, em seguida, o nome de E.M.P.S.G. Guiomar Cabral e, a partir de 2002, recebe o nome atual. Continua ofertando o Ensino Fundamental e o Ensino Médio Regular.
EMEFM Professor Linneu Prestes
Fundada em janeiro de 1960, recebeu o nome de Escolas Agrupadas Municipais Professor Linneu Prestes. Em 1970 passa a ser denominada Escola Municipal “Professor Linneu Prestes”, e, em 1975, Escola Municipal de Primeiro Grau “Professor Linneu Prestes”. Passa a oferecer o Segundo Grau, a partir de 1981, e o curso com habilitação para o Magistério em 1995. Oferece, atualmente, o Ensino Fundamental, na modalidade regular e para a Educação de Jovens e Adultos – EJA e o Ensino Médio Regular.
EMEFM Oswaldo Aranha Bandeira de Melo
Inaugurada no ano de 1984 com o nome de E.M.P.G. “Oswaldo Aranha Bandeira de Melo”, foi instalada provisoriamente em um prédio adaptado no Centro Comercial do Conjunto Habitacional Cidade Tiradentes. Em 1985 foi transferida para o prédio atual. Passa a oferecer, no ano de 1996, os cursos de Segundo Grau com habilitação em Magistério e em Contabilidade, e a ser designada Escola Municipal de Primeiro e Segundo Graus Oswaldo Aranha Bandeira de Mello, passando depois a ser conhecida pelo nome atual. Oferece Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular.
EMEFM Rubens Paiva
Fundada em 1995 sob o nome de E.M.P.G. Jardim Ângela, foi autorizada em 1996 a oferecer o Curso de 2° Grau, além do Curso de 2° Grau Profissionalizante em Processamento de Dados e Administração, passando a ser denominada E.M.P.S.G. “Rubens Paiva”.
EMEBS Helen Keller
Criado em 1951, o Núcleo Educacional para Crianças Surdas – NECS, dedicava-se inicialmente a atividades de recreação. A partir do ano de 1958, passa a ser denominado Instituto Municipal de Educação de Surdos. Em 1969 tem sua denominação alterada para Instituto de Crianças Excepcionais “Helen Keller” e, a partir de 1979, para Escola Municipal de Educação de Deficientes Auditivos “Helen Keller”, atendendo, desde então, a faixa etária dos 3 (três) aos 14 (catorze) anos, abrangendo assim, desde a Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental. A partir de 2019, foi autorizado o funcionamento do Ensino Médio Bilíngue, em regime experimental, para posterior avaliação do Conselho Municipal de Educação (Parecer CME nº 540/18 – aprovado em 06/12/18 e publicado no D.O.C de 11/12/18, pág.12), passando a ser a primeira escola pública a oferecer a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, a Educação de Jovens e Adultos e o Ensino Médio Bilíngues.