• Ir para Facebook da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Instagram da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para YouTube da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo

Notícias

Centro de Educação Infantil Joaquim Tomé Filho desenvolve estratégia de contação de histórias para bebês e crianças utilizando objetos do cotidiano

Na quarentena, as histórias podem ser um momento de conexão e interação entre adultos, bebês e crianças

Publicado em: 31/07/2020 16h48 | Atualizado em: 17/12/2020

Com o afastamento social causado pelo Covid-19 (Coronavírus), um novo desafio surgiu para a educação, como elaborar propostas pedagógicas online que mantenham o vínculo com as crianças e as famílias. O Centro de Educação Infantil (CEI) Ver. Joaquim Thomé Filho, da Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé, desenvolveu uma estratégia de contação de histórias com uso de objetos para bebês e crianças.

No espaço físico da escola, bebês e crianças sempre participaram de momentos de leitura com acesso a materiais diferenciados que diversificam a linguagem das histórias e incentivam o prazer pela leitura na infância. Ao ouvir as histórias, as crianças constroem sua própria cultura e conhecem o mundo, constituindo a imaginação, o pensamento, a comunicação e a linguagem. Tendo essa perspectiva, o CEI Thomé Filho resolveu levar essa vivência para o dia a dia das famílias, incentivando a interação e a brincadeira com objetos do cotidiano.

As histórias são contadas em formato de vídeo com a participação da professora, retomando um vínculo visual importante com a criança, permitindo a aproximação e a produção de memórias com as famílias neste momento de isolamento social. Os vídeos produzidos são compartilhados de modo a construir uma produção coletiva.

Com essa proposta, é possível ressaltar a importância da leitura dentro da família e da construção cultural das crianças. A exploração de objetos comuns como parte do enredo das histórias na primeira infância também ajuda a construir capacidade imaginativa, a criatividade e até mesmo a sociabilidade de bebês e crianças.

Na quarentena, as histórias podem ser um momento de conexão e interação dos adultos e crianças, objetos como um secador de cabelo pode se transformar em um lobo mal que solta vento. Enquanto a professora aparece no vídeo guiando a contação com histórias das quais as crianças já estão acostumadas e organiza-se com ações semelhantes apresentadas na unidade, a família cria uma ponte com a criança que assiste, incentivando-a com o uso de objetos, letras de músicas e outros elementos pertinentes a história.

De acordo a professora Nathália dos Santos, uma das responsáveis por essa iniciativa, as respostas têm sido interessantes.  “A parceria com as famílias por meio das devolutivas e da escuta se reflete no planejamento coletivo de nossa Unidade, ampliando as experiências e o repertório de leitura”, observa a professora.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Atribuição Periódica – DRE Jaçanã Tremembé

Venha participar da atribuição periódica e complementar a sua jornada

Publicado em: 16/07/2021 3h45 - em DRE Jaçanã Tremembé

Estudantes da EMEF Hipólito José da Costa ganham prêmios do ITA

O desafio AEA de Manufatura Avançada resulta em prêmios para escola da rede municipal

Publicado em: 12/05/2021 2h21 - em DRE Jaçanã Tremembé

Educação Municipal disponibiliza página exclusiva com informações sobre o novo uniforme escolar

O portal de uniformes apresenta conteúdos de maneira clara e objetiva para orientar estudantes e famílias na aquisição do novo kit

Publicado em: 26/01/2021 7h13 - em DRE Jaçanã Tremembé

Diretoria Regional de Educação Jaçanã Tremembé cria meio de comunicação para tirar dúvidas sobre matrículas e transferências

Atendimento está sendo realizado de segunda a sexta, das 9h às 18h, pelo WhatsApp

Publicado em: 26/01/2021 4h02 - em DRE Jaçanã Tremembé

Retorno às aulas presenciais

Início de fevereiro será marcado pelo retorno das atividades

Publicado em: 26/01/2021 3h59 - em DRE Jaçanã Tremembé

1 2