Resultados do 1º Ciclo de Fomento do Programa de Cooperação em Pesquisa
Conhecimento e dados abertos aplicados ao desafio da educação pública municipal
No biênio 2019-2020, a Secretaria Municipal de Educação – SME e a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – UNESCO estruturaram e financiaram o 1° Ciclo de Fomento do Programa de Cooperação em Pesquisa. A partir de um convite à comunidade acadêmica, mobilizado mediante Edital específico, foram apresentados quatro temas prioritários de pesquisa: 1) a ampliação da jornada e a educação integral na Rede Municipal de Ensino – RME; 2) a avaliação do aprendizado no cotidiano das escolas municipais; 3) a frequência na recuperação paralela e seus impactos na permanência escolar e na aprendizagem dos estudantes; e 4) as políticas de valorização profissional e de enfrentamento à evasão e ao absenteísmo docente na RME.
Durante a primeira etapa de seleção deste 1º Ciclo de Fomento, 30 grupos de pesquisa apresentaram suas propostas. As instituições selecionadas pelo comitê composto por representantes da SME e da UNESCO para receber o financiamento foram: Fundação Carlos Chagas (para os temas de recuperação paralela e de evasão e absenteísmo docente), Instituto Singularidades (avaliação do aprendizado) e Universidade da Cidade de São Paulo – UNICID (educação integral).
Abaixo, você encontra a publicação com o resumo dos resultados dessas pesquisas.
E, a seguir, os links para acessar os relatórios completos das quatro pesquisas financiadas neste 1º Ciclo de Fomento:
- “A avaliação do aprendizado no cotidiano das escolas municipais“;
- “A frequência na recuperação paralela e seus impactos na permanência escolar e na aprendizagem dos estudantes“;
- “As políticas de valorização profissional e de enfrentamento à evasão e ao absenteísmo docente na RME“.
- “A ampliação da jornada e a educação integral na Rede Municipal de Ensino – RME”: Módulo 1 de 4, Módulo 2 de 4, Módulo 3 de 4; Módulo 4 de 4.
Para saber mais, acesse a página com o histórico do Programa de Cooperação em Pesquisa .