Formação da Cidade

Black Creative Lamp Bulb Logo (1)

Formação da Cidade Educação Infantil 2023

A Formação da Cidade tem como centralidade a pesquisa do cotidiano na perspectiva de reflexão e análise crítica, que possibilitem compreender o vivido à luz dos documentos curriculares da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, que anunciam princípios e concepções, além de orientar as práticas pedagógicas.

Em interface com o Currículo da Cidade: Educação Infantil, a formação tem como premissa promover diálogos e reflexões voltados à garantia de boas experiências de aprendizagens no cotidiano vivido por bebês, crianças, familiares/responsáveis e educadoras/es que atuam nas Unidades Educacionais (UEs) da cidade de São Paulo.

A Formação da Cidade, edição 2023, que institui-se em continuidade à de 2022, tem como centralidade a pesquisa do cotidiano na perspectiva da reflexão e análise crítica, possibilitando compreender o vivido a partir dos documentos curriculares da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME-SP). Seus objetivos são fortalecer as propostas de formação continuada e contribuir com os processos autorais sobre o pensar e fazer pedagógicos para/com bebês e crianças nos espaços coletivos de Educação Infantil da cidade de São Paulo.

O percurso deste ano decorre das ações formativas, das visitas às UEs e acompanhamentos vivenciados pela equipe da Divisão de Educação Infantil (DIEI) ao longo de 2022. A partir da observação, registro e reflexão sobre tais processos, foi possível elencar prioridades e demandas na Educação Infantil da RME-SP.

Considerando o princípio de equidade, compreendemos que o planejamento nas UEs precisa partir de práticas antirracistas, não xenofóbicas, inclusivas e que considerem as relações de gênero. Nesse sentido, a Formação da Cidade compromete-se a tratar relações raciais, de gênero e educação inclusiva, não de modo transversal, mas estruturante nos diversos planejamentos e propostas ofertadas.

Esse curso acontecerá entre março e novembro de 2023 e será composto por: encontros síncronos, leituras, pesquisa e realização de atividades em ambiente virtual de aprendizagem. Durante os momentos coletivos, na UE em que atua, troque reflexões com seus pares, lembrando que é fundamental estabelecer relações entre seus estudos com as vivências cotidianas.

A Formação da Cidade não tem o propósito de padronizar práticas ou oferecer respostas prontas, mas é um espaço para provocar questionamentos, dúvidas, pesquisas e trocas de saberes.

Objetivos gerais

  • Fortalecer os processos de formação continuada;
  • Contribuir com o pensar sobre o fazer pedagógico para/ e com os bebês e crianças nos espaços coletivos de Educação Infantil da Cidade de São Paulo.

Professoras(es) em regência em CEIs 

TEMA: “A Educação Infantil de 0 à 3 anos nos espaços coletivos de Educação na Cidade de São Paulo”

OBJETIVOS:

  • Caracterizar as especificidades da docência com bebês e crianças pequenas;
  • Conceituar as ações articuladas à Educação e ao Cuidado;
  • Provocar ações intencionais na organização dos espaços do CEI;
  • Reconhecer a pesquisa e autoria docente na produção de registros;
  • Compreender as dimensões de qualidade que compõem o atendimento de bebês e crianças bem pequenas.

Professoras(es) em regência em EMEIs 

TEMA:A organização de contextos de aprendizagem e desenvolvimento para crianças de 4 e 5 anos na Cidade de são Paulo”

OBJETIVOS:

  • Conceituar a prática pedagógica articulada aos princípios do Currículo da Cidade: Educação Infantil;
  • Dialogar sobre a organização do ambiente educativo enquanto estrutura de oportunidades para a aprendizagem e desenvolvimento;
  • Provocar ações intencionais no âmbito das linguagens expressivas;
  • Reconhecer a pesquisa e autoria docente na produção de registros;
  • Compreender as dimensões de qualidade que compõem o atendimento de crianças de 4 e 5 anos.

Organização

O percurso traçado dará foco às demandas específicas considerando a realização do trabalho com bebês e crianças pequenas, de 0 a 3 anos, tendo a relação indissociável entre Cuidado e Educação como centralidade no processo formativo; e o trabalho realizado com crianças de 4 a 5 anos, tendo foco na organização do cotidiano e os contextos de investigação e aprendizagens, ancorados nos organizadores: Tempo, Espaço, Materialidade , Interações e Narrativas, anunciados no Currículo da Cidade Educação Infantil.

A Formação da Cidade, edição 2023, terá a carga horária de 48 horas anuais:

  • Para profissionais de unidades diretas, as horas serão divididas mensalmente em 4 horas assíncronas e 1h20 de live. Lembrando que tanto a proposta síncrona quanto a assíncrona computarão presença;
  • Para profissionais de unidades parceiras, as horas serão distribuídas 5h20 mensais assíncronas. A gravação das lives será disponibilizada para as/os cursistas.

A frequência se dará por meio de acompanhamento das atividades realizadas durante o curso:

  • Para profissionais de unidades diretas, a DIEI fará o acompanhamento;
  • Para profissionais de unidades parceiras, as DIPEDs farão o acompanhamento.

O recebimento de certificação (incluindo pontuação para fins de evolução funcional – para profissionais das unidades diretas) fica condicionado à frequência individual de participação igual ou superior a 85% e aproveitamento igual ou superior a satisfatório.

O percurso formativo mensal estará disponível todo dia 1º de cada mês na plataforma do Sistema de Gestão de Aprendizagem – SGA. No SGA é possível comunicar-se com a/o tutora/or, postar as atividades e acessar os materiais do curso.

CRONOGRAMA DE ENCONTROS SÍNCRONOS

Design Sem Nome

TEMAS MENSAIS

MarÇo Formação Da Cidade (documento A4) (2)