Notícias
Diário de Bordo – Missão Brasília
Acompanhe as atividades das professoras e merendeiras segundo colocadas no Prêmio Educação Além do Prato
Publicado em: 04/07/2016 13h05 | Atualizado em: 30/11/2020
Crédito: WFP/ Carolina Montenegro
Fonte: WFP – Centre of Excellence Against Hunger
4 de agosto
Professoras e merendeiras vencedoras do Prêmio Educação Além do Prato deram hoje uma aula especial para uma delegação do Camboja, que está no Brasil de 3 a 7 de agosto em visita de estudo organizada pelo
WFP Centre of Excellence against Hunger.
O tema: o poder da alimentação escolar além do prato. As vencedoras fizeram apresentações contando como mobilizaram seus alunos, comunidades, merendeiras e professores para promover hábitos alimentares mais saudáveis.
“Todo mundo gostou da ideia do Prêmio porque ia valorizar as merendeiras e se ganhássemos também poderíamos melhorar nossa escola”, conta Rosana Batista, diretora da Escola CEI Missionária Dorothy Stang, em São Paulo.
Nessa escola, foi a torta da merendeira Maria de Fátima Brotas que venceu o segundo lugar do Prêmio, organizado em 2014 pela Prefeitura de São Paulo, com apoio do Centro de Excelência contra a Fome.
“Comecei a fazer testes e de repente me deu o estalo de usar o biscoito integral”, conta ela. Maria de Fátima juntou o biscoito integral, que as crianças resistiam a comer, com banana, suco de laranja e um pouco de margarina e açúcar. A receita foi um sucesso na escola, que oferece cinco refeições diárias aos 106 alunos matriculados.
Também foram realizadas com as crianças atividades de culinária e degustação, além de visitas a hortas e plantações e ateliês de “contação de histórias”, onde a Cuca e o Saci davam dicas de boa alimentação.
Além de Rosana e Maria de Fátima, a diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Erika Fischer, a professora Marister Moraes e a merendeira Herlândia dos Santos, do CEU EMEF Alto Alegre, também acompanham a visita da delegação do Camboja a Brasília para trocar experiências sobre alimentação escolar e combate à fome.

Crédito: WFP/ Carolina Montenegro
Rosana Batista (esq.), diretora da Escola CEI Missionária Dorothy Stang e Maria de Fátima Brotas, merendeira da escola, contaram à delegação do Camboja sobre sua receita para vencer o Prêmio Educação Além do Prato.

Crédito: WFP/ Carolina Montenegro
Após a apresentação, as professoras e merendeiras presentearam a delegação do Camboja com lembranças e livros infantis sobre o Brasil.

Crédito: WFP/ Carolina Montenegro
“Usamos o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, como referência”, afirmou Erika Fischer durante apresentação em Brasília sobre o programa de Alimentação Escolar da Prefeitura de São Paulo, que fornece diariamente 1.980.500 refeições a estudantes de milhares de escolas da cidade.

Crédito: WFP/ Carolina Montenegro
A professora Marister Moraes e a merendeira Herlândia dos Santos, do CEU EMEF Alto Alegre, também fizeram apresentação contando a história por trás de sua receita vencedora do Prêmio Educação Além do Prato.

Crédito: WFP/ Isadora Ferreira
Erika Fischer, diretora do DAE, e Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome.
5 de agosto

Crédito: WFP/Carolina Montenegro
A delegação do Camboja e as representantes da SME fizeram uma visita de campo nos arredores de Brasília para conhecer mais de perto os programas brasileiros de combate à fome e alimentação escolar desenvolvidos na região.

Crédito: WFP/Carolina Montenegro
Em Rio Preto, eles conheceram uma plantação de agricultores familiares e depois em Sobradinho almoçaram em um restaurante comunitário e visitaram um Centro de Educação Infantil.

Crédito: WFP/Carolina Montenegro
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Relacionadas
Festival Paralímpico da SME mobiliza mais de 1.500 estudantes em diversas modalidades
Publicado em: 24/09/2025 3h26 - em Secretaria Municipal de Educação
Projeto de Educação Antirracista leva professora da Rede Municipal a se tornar finalista do Prêmio Educador Nota 10
Publicado em: 23/09/2025 5h03 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Prêmio Paulo Freire reconhece projetos inéditos em escolas da Rede Municipal de São Paulo
Publicado em: 23/09/2025 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU São Miguel recebeu Antônio Pitanga para bate-papo na pré-estreia do filme “Malês”
Publicado em: 23/09/2025 4h14 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
Estudantes da EJA da EMEF Manoel Vieira de Queiroz constroem cadeira de rodas inteligente com materiais sustentáveis
Publicado em: 22/09/2025 9h51 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro