Notícias
Inscrições abertas para o Seminário Internacional sobre Memoria do Negro na Arte e Literatura
Evento acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de Novembro
Publicado em: 14/11/2018 17h39 | Atualizado em: 30/11/2020
Os professores da Rede Municipal de Ensino podem se inscrever para o Seminário Internacional sobre Memoria do Negro na Arte e Literatura que acontecerá entre os dias 19 e 21 de novembro, na Faculdade Zumbi dos Palmares. Os interessados devem preencher o formulário disponível neste link.
São objetivos do Seminário discutir a memória do negro na arte, literatura e produção acadêmica; bem como debater o currículo, formação de professores e produção de material acadêmico e didático para o ensino da história da cultura afro-brasileira na educação básica e no ensino superior; intelectualidade negra e a produção do conhecimento científico; a trajetória do negro na produção da literatura brasileira; a contribuição negra à arte brasileira e mundial; as políticas sociais e violência de gênero: uma análise sobre violência de gênero em relação à mulher negra – o caso Marielle Franco; e ações afirmativas e a lei 10.639/03, que determina o inserção da cultura afro-brasileira no ensino básico.
Veja a programação:
Dia 19/11/2018
09h00 – Conferência de abertura: Lei 10.639/03 no contexto atual
11h00 – Conceição Evaristo e as reflexões sobre o papel da mulher negra e literatura.
14h00 – “Voz do autor: o que é ser escritor periférico?”
15h00 – Lançamento de livros – Renato Nogueira
15h30 – Fazer literário: práticas e saberes no mundo da escrita
16h30 – Lançamento de livros: Francisco Maciel
18h00 – Encerramento
Dia 20/11/2018
9h00 – Mobilização de educadores (as) em relação à Lei 10.639/03
10h00 – “Discurso narrativo: experiências, militância e diáspora”
11h00 – Lançamento de livro; Cristiane Sobral, reitor José Vicente.
11h30 – “Pensar pensando: lugar de fala que não se cala na literatura negra”
12h30 – Lançamento de livro: Flávio Gomes, Carlos Nobre, Guiomar de Grammont
14h00 – “Atualidade de Carolina Maria de Jesus: novos legados”
15h30 – “Memória do negro na arte, literatura e produção acadêmica”
16h00 – Lançamento de livros: Conceição Evaristo, Tom Farias
16h30 – “O ato de escrever é uma militância?”
17h30 – Lançamento de livros: António Quino, Francisco Maciel e Jefferson Tenório
18h00- Encerramento
Dia 21/11/2018
9h00 – Formação de leitores em textos de autores negros
10h00 – Currículo, formação de professores e a produção de material acadêmico e didático para o ensino da história e cultura afro-brasileira na educação básica e ensino superior, sob a perspectiva da Lei nº 10.639/03.
10h30 – “Encontro de escritores africanos: diálogos e experiências”
14h00 – “Literatura como missão: visões entre mundos”
15h30 – Políticas sociais e violência de gênero: uma análise sobre violência de gênero em relação à mulher negra: o caso de Mariele Franco
17h00 – Lançamento de livros: conversando com Mônica de Souza
20h30 – Peça teatral: O diário de Bitita (A vida de Carolina Maria de Jesus)
22h00 – Encerramento
Serviço
Seminário Internacional Sobre Memória do Negro na Arte, Literatura e Produção Acadêmica
Data: 19 a 21 de novembro
Local: Faculdade Zumbi dos Palmares
Av. Santos Dumont, 843 – Bom Retiro, São Paulo – SP
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Relacionadas
Festival Paralímpico da SME mobiliza mais de 1.500 estudantes em diversas modalidades
Publicado em: 24/09/2025 3h26 - em Secretaria Municipal de Educação
Projeto de Educação Antirracista leva professora da Rede Municipal a se tornar finalista do Prêmio Educador Nota 10
Publicado em: 23/09/2025 5h03 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Prêmio Paulo Freire reconhece projetos inéditos em escolas da Rede Municipal de São Paulo
Publicado em: 23/09/2025 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU São Miguel recebeu Antônio Pitanga para bate-papo na pré-estreia do filme “Malês”
Publicado em: 23/09/2025 4h14 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
Estudantes da EJA da EMEF Manoel Vieira de Queiroz constroem cadeira de rodas inteligente com materiais sustentáveis
Publicado em: 22/09/2025 9h51 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro