Notícias
Equipe da CODAE participa do 3º encontro do Ciclo de Palestras “Novas reflexões: Do campo à mesa”
Encontro realizado pela Comissão de Aprimoramento Profissional discutiu sobre a produção e o consumo sustentável de carnes.
Publicado em: 02/06/2016 14h18 | Atualizado em: 30/11/2020
A Comissão de Aprimoramento Profissional (CAP) da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) promoveu o 3º encontro do Ciclo de Palestras “Novas reflexões: Do campo à mesa”, que tem como objetivo agregar novos conhecimentos e incluir momentos de reflexão para contribuir com o Programa de Alimentação Escolar do Município de São Paulo. O encontro aconteceu na Sala de Reuniões do Sindicato dos Comerciários de São Paulo – Sede do Instituto Mutare.
O evento contou com a participação dos palestrantes Reginaldo Morikawa, diretor de empresa Agropecuária produtora e distribuidora de alimentos naturais e/ou orgânicos e Aline Martins de Carvalho, nutricionista da CODAE e doutoranda em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP.
As palestras promoveram reflexões sobre a importância da inclusão de alimentos orgânicos na Alimentação Escolar, contemplada pelo decreto que regulamenta a lei Nº 16.140/15, que dispõe sobre a obrigatoriedade de inclusão de alimentos orgânicos ou de base agroecológica na alimentação escolar no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de São Paulo e dá outras providências. Além disso, teve o objetivo de sensibilizar os participantes sobre esses impactos das aquisições de alimentos realizadas pela Coordenadoria.
Reginaldo Morikawa apresentou alternativas sustentáveis para produção de diversos alimentos, como por exemplo, frango e ovo orgânicos. A empresa adota a filosofia, do já falecido pensador japonês, Mokiti Okada, que se fundamenta na agricultura natural que busca pela preservação do meio ambiente, promoção da saúde e produção de alimentos saudáveis.
Reginaldo destacou as principais diferenças entre o modo de produção convencional e o orgânico, abordando sobre os impactos no custo e no meio ambiente.
A nutricionista Aline apresentou diversas pesquisas científicas que mostram os efeitos do consumo excessivo de carnes na saúde dos indivíduos e no meio ambiente. Aline também coordena o projeto de extensão da USP “Sustentarea, A Rede Alimentar”, anteriormente chamado de “Dia sem carne”, e tem como objetivo promover a informação sobre o consumo excessivo de carnes e sua relação com a saúde e meio ambiente.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
SME promove formação para fortalecer atuação das equipes de manutenção escolar
Publicado em: 29/05/2026 12h04 - em Secretaria Municipal de Educação
Últimos dias para participar da Escuta Nacional sobre Formação Continuada
Publicado em: 28/05/2026 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação
Últimos dias para se inscrever no curso “Práticas de Liderança e Gestão Escolar”
Publicado em: 28/05/2026 3h46 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura realiza Dia B de Saúde Bucal em cerca de 90 escolas da capital
Publicado em: 28/05/2026 1h28 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo abre inscrições para a XVIII Olimpíadas Estudantis
Publicado em: 28/05/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação