Notícias
SME promove o Seminário de Educação Especial: Educação como Direitos de Todos
Inscrições on-line podem ser feitas até esta quarta-feira (21), às 17h
Publicado em: 19/09/2022 15h58 | Atualizado em: 19/09/2022
A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio da Coordenadoria Pedagógica/ Divisão de Educação Especial – SME/COPED/DIEE, realizará o “Seminário de Educação Especial: Educação como Direitos de Todos”, no próximo sábado (24), das 8h às 17h30, na UNICID localizada na Rua Cesário Galeno, 445/475 – Tatuapé. Foram oferecidas 400 vagas e as inscrições podem ser feitas até às 17h, desta quarta-feira (21).
O evento oportuniza aos participantes a possibilidade de discutir e refletir sobre o processo de escolarização dos estudantes com deficiência e Altas habilidades/SD e suas implicações sociais, para a superação de barreiras de acesso e permanência.
A Educação como Direitos de Todos, busca na comunidade educativa o fortalecimento dos princípios norteadores do Currículo da Cidade: educação inclusiva, educação integral e equidade, imprescindíveis para uma educação igualitária, democrática e de qualidade para todos os estudantes.
Além disso, o seminário tem por objetivo refletir sobre as demandas educativas, mais especificamente, voltadas para a discussão curricular no século XXI e a educação inclusiva na Rede Municipal de Educação da Cidade de São Paulo.
Podem participar Assistente Administrativo de Gestão (AGPP), Assistente Técnico Educacional, Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Auxiliar Técnico de Educação, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Diretor de Divisão Técnica, Diretor Regional de Educação, Gestor de CEU, Professor de Educação Infantil, Prof. Ensino Fundamental II e Médio, Professor Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Secretário de Escola, Supervisor Escolar, PAAI, PAEE, Serviços Técnicos Administrativos, Serviços Técnicos Educacionais, Intérprete de Libras, Instrutor de Libras e Auxiliar de Vida Escolar (AVE).
Clique aqui para realizar a sua inscrição.
Programação de Setembro
Com o intuito em promover a formação inicial e continuada na perspectiva de uma Educação Inclusiva em consonância com o mês de setembro que é marcado por movimentos, ações e comemorações em prol dos direitos das pessoas com deficiência serão realizadas atividades e ações formativas.
O mês contará com eventos descentralizados nas 13 Diretoriais Regionais de Educação promovidos pelos Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI).
Confira aqui a programação dos CEFAIs das DREs.
Confira, abaixo, a programação do “Seminário de Educação Especial: Educação como Direitos de Todos”:
8h – Credenciamento e Café de Boas Vindas
9h – Mesa de Abertura
Momento Cultural
Palestra de Abertura – “Contexto Educacional pós-isolamento social”.
Mesa Redonda – “Panorama das Políticas Públicas da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva”.
Almoço
Oficinas
- Acessibilidade na comunicação e na informação: refletindo sobre a prática do professor. Estimulação sensorial para estudantes com Deficiência Visual.
- Língua Brasileira de Sinais-Libras: Uma proposta da escola bilíngue para todos.
- Oficina escrita de sinais como recurso de ensino.
- Comunicação e atendimento ao aluno surdo cego, estratégias pedagógicas no papel do guia-intérprete no contexto educacional.
- Orientações para o Atendimento de Estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo.
- Tecnologias Assistivas e Comunicação Alternativa.
Relato de Experiência
Palestra – “A Relevância da Política Paulistana de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva”.
17h30 – Encerramento
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Relacionadas
SME realiza formação “Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino da História do Holocausto em defesa da democracia e cidadania”
Publicado em: 17/10/2025 3h54 - em CEU e COCEU
Dia D da Multivacinação incentiva atualização das vacinas e retirada da Declaração de Vacinação Atualizada (DVA)
Publicado em: 17/10/2025 1h17 - em Secretaria Municipal de Educação
São Paulo é destaque em Mostra Nacional do MEC sobre Educação Integral
Publicado em: 17/10/2025 12h37 - em Secretaria Municipal de Educação
Contagem regressiva: Estudantes da rede municipal de SP entram na reta final de preparação para as avaliações do Bom de Prova
Publicado em: 17/10/2025 10h00 - em Bom de Prova
Escolas da Capela do Socorro recebem prêmio de destaque no 1º Concurso de Documentários sobre emergências climáticas
Publicado em: 17/10/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro