Notícias

Curso de hortas pedagógicas para a Rede Municipal de Ensino

CODAE e SVMA realizam curso sobre a utilização de hortas como ferramenta de educação.

Publicado em: 11/01/2017 15h12 | Atualizado em: 30/11/2020

Cursohortas_740_430.jpg

Em novembro de 2016, a Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA), Escola de Jardinagem da UMAPAZ e do Departamento de Gestão Descentralizada (DGDs) e a Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) realizaram o Curso Hortas Pedagógicas- Escolas Mais Orgânicas, oferecida às 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) da Rede Municipal de Ensino.

As formações realizadas são resultado do Decreto n° 56.913 que regulariza o Plano de Introdução progressiva de alimentos orgânicos ou de base agroecológica no Programa de Alimentação Escolar do Município de São Paulo. Dentre outras ações, o decreto estabelece que as Hortas Escolares Pedagógicas sejam utilizadas como ferramentas de ensino nas questões ambientais e de segurança alimentar e nutricional.

Das escolas inscritas para o curso, foram selecionadas 58 unidades que receberam cinco aulas com diversas temáticas, dentre elas: “Como utilizar hortas de maneira pedagógica” e “Informações teóricas e práticas para implantação e manutenção de hortas”.

A avaliação dos participantes em relação ao curso foi positiva. Quase a totalidade deles considerou que o curso acrescentou conhecimentos práticos para a efetivação de práticas pedagógicas voltadas à horta.

Além das aulas ministradas, o curso contou com visita técnica nas escolas participantes, com a presença de engenheiro agrônomo da CODAE e do Departamento de Gestão Descentralizada (DGD). Após a visita, as escolas entregaram à CODAE um plano de ação relatando as atividades que serão desenvolvidas e membros envolvidos na implantação efetiva da Horta Pedagógica na unidade.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes na sala de aula Saeb
Três imagens com colmeias de abelhas

Meliponário na EMEI Pedro de Toledo leva educação ambiental para as crianças

Publicado em: 24/10/2025 6h09 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Fotografia dos estudantes Joanna Santos da Silva e Yuri Monteiro da Silva no aeroporto segurando a bandeira do Estado de São Paulo.

Estudantes da Rede Municipal representam São Paulo na Conferência Nacional do Meio Ambiente

Publicado em: 24/10/2025 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

 Saeb (1)
Foto com foco seletivo de uma pessoa segurando um livro.

CEU Sapopemba recebe formação sobre prevenção e proteção escolar

Publicado em: 23/10/2025 3h31 - em Secretaria Municipal de Educação

1 82 83 84 85 86 1.673