Notícias
EDUCOM marca presença no III Encontro Brasileiro de Governo Aberto
Núcleo de Educomunicação apresenta sua trajetória como proposta de gestão democrática
Publicado em: 07/12/2018 18h28 | Atualizado em: 30/11/2020
Nos dias 4 e 5 de novembro, aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil o III Encontro Brasileiro de Governo Aberto III. O evento reuniu especialistas, ativistas e representantes do poder público do Brasil e de países da América Latina para o debate de propostas e apresentação de iniciativas para modernizar o acesso de dados públicos pela sociedade.
O Coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Carlos Lima, a convite da Secretaria Municipal de Gestão, apresentou, no evento, a trajetória do Núcleo, marcada pela participação dos estudantes para uma comunicação democrática e para a promoção da Cultura de Paz na comunidade escolar.
Política pública de Educação instituída como Lei Municipal 13.941 – Programa Educom – Educomunicação pelas Ondas do Rádio, a proposta é desenvolvida há quase 18 anos nas escolas municipais da capital paulista. O projeto Educom.Rádio iniciou suas ações para o combate à violência na escola por meio da Rádio Escolar. Como Programa Nas Ondas do Rádio – portaria SME-5792/09, ampliou suas possibilidades pedagógicas na escola, com a participação dos estudantes em projetos de Educação Integral em tempo Integral que abordam diferentes linguagens. Agora como Núcleo EDUCOM, setor dedicado ao desenvolvimento da Educomunicação, participa da implementação do Currículo integrando a proposta de Educomunicação às diferentes áreas do saber.
Para Carlos Lima, “o caminho para promover a cultura de participação dos estudantes na escola pública passa pela formação dos educadores”. Ainda segundo o coordenador, “é na formação que os mecanismos e conhecimentos sobre processos de comunicação utilizados pelas novas gerações podem ser compreendidos e, assim, tornarem-se aliados na mobilização dos estudantes para a construção de conhecimentos significativos”.
Atualmente o Núcleo de Educomunicação oferece uma média de 2 mil vagas por ano em 15 cursos e formação EAD para 1 mil estudantes que desenvolvem o Programa Imprensa Jovem.
O III Encontro Brasileiro de Governo Aberto trouxe a perspectiva de que a participação, o controle e a intervenção na sociedade são fundamentais na manutenção de um estado democrático. Neste sentido, a Educomunicação tem papel importante nas políticas de Governo Aberto, já que contribui para o fortalecimento do diálogo”, aponta Carlos.
Acesse a apresentação – Educomunicação e Gestão Democrática
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Relacionadas
Últimos dias para se inscrever no 12º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos
Publicado em: 22/10/2025 5h28 - em CEU e COCEU
EMEF Modesto Scagliussi realiza projeto “Inventário das Árvores do Modesto” para engajar estudantes na agenda climática
Publicado em: 22/10/2025 5h00 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
CECI Jaraguá recebe roda de conversa sobre prevenção do HPV e promoção da saúde
Publicado em: 22/10/2025 2h37 - em Secretaria Municipal de Educação
Dia do Servidor: CEUs estarão abertos para receber a população nesta segunda-feira (27)
Publicado em: 22/10/2025 12h48 - em CEU e COCEU
EMEI Gabriel Prestes participa do Congresso Internacional da OMEP e apresenta projeto “Exploradores da Cidade”
Publicado em: 22/10/2025 12h11 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga