Notícias

Educação Além do Prato premia integrantes da Rede Municipal de Ensino

Educadores e merendeiras que desenvolveram os dois melhores pratos, um quente e um frio, foram premiados com viagem para África.

Publicado em: 04/07/2016 12h54 | Atualizado em: 30/11/2020
premiacao_alem_prato_740_x_430.jpg
Foto: Heloisa Ballarini/SECOM

Os seis vencedores do concurso “Educação Além do Prato” foram anunciados em cerimônia realizada nesta sexta-feira (12) no Auditório Elis Regina, zona norte da cidade. Criado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com o Centro de Excelência Contra a Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), o concurso foi voltado a merendeiras e educadores e teve como objetivo incentivar a comunidade escolar a discutir hábitos alimentares e saúde. Os educadores e os merendeiros que desenvolveram os dois melhores pratos da cidade, um quente e um frio, foram premiados com uma viagem para a África.

“Este prêmio é uma homenagem a todos os trabalhadores e trabalhadoras, que todos os dias estão nas escolas para fazer a alimentação dos estudantes. De fato nós estamos hoje celebrando as melhores receitas deste ano, mas nós queremos com isso homenagear todas as merendeiras, todos os profissionais da educação que se envolvem na alimentação das nossas crianças e jovens, que encontram em suas escolas um prato feito com carinho, um prato feito com amor, que traz tantos benefícios à população”, afirmou o Prefeito.

A primeira fase do projeto teve mais de 260 propostas selecionadas. Os segundos lugares viajarão para um estado brasileiro, ainda a ser definido. Os terceiros lugares ganharão um jantar em um restaurante renomado.

“Nós estamos muito orgulhosos do movimento que se estabeleceu na rede pública de São Paulo, com a participação de tantas escolas. Em Educação, todos nós sabemos que além do produto e do resultado vale muito o processo. Essa é a concepção deste prêmio”, afirmou o Secretário Municipal de Educação, Cesar Callegari, que também falou sobre o empenho da SME para proporcionar uma alimentação escolar cada vez mais saudável.

As escolas que se destacaram também foram premiadas com workshops, viagens de intercâmbio e projetos de renovação do ambiente escolar. Além disso, as seis escolas que apresentaram as melhores propostas ganharam recursos financeiros e o apoio de escritórios de design e arquitetura para melhorar os seus espaços relacionados à alimentação ou à saúde, como refeitórios, cozinhas e hortas.

“Na experiência que eu tive eu pude verificar o envolvimento das merendeiras, o envolvimento das equipes na preparação dos pratos. Nós experimentamos pratos preparados como se tivéssemos em ótimos restaurantes, eu não tenho dúvida disso. O esmero na apresentação dos pratos, o sabor dos pratos, não foi fácil fazer a escolha”, afirmou a primeira-dama e coordenadora do programa São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad, que foi uma das juradas da segunda etapa do concurso.

A ideia foi buscar receitas baseadas na cultura alimentar local, por meio de pesquisa dos ingredientes e testes dos pratos na própria cozinha da unidade. Além da qualidade da receita, também valeram pontos a mobilização da comunidade escolar no projeto.

As receitas, que tinham de conter frutas, legumes ou verduras como ingredientes principais e restrição a açúcar, sal e processados, foram preparadas no laboratório de nutrição do Senac Aclimação pelos merendeiros das escolas, que apresentaram diretamente aos especialistas.

Vencedores:
Categoria Pratos Quentes
1º EMEI Professora Dirce Zillesg Borges dos Santos – DRE Capela do Socorro
2º CEI Municipal Missionária Dorothy Stang – DRE Itaquera
3º EMEF Francisco Rebolo – DRE Campo Limpo

Categoria Pratos Frios
1º CEI Conveniada Penha Bom Jesus – DRE Penha
2º EMEF CEU Alto Alegre – DRE São Mateus
3º CEI Municipal João Bento de Carvalho – DRE Itaquera

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma sala de aula com três estudantes sentados em uma mesa durante uma atividade de matemática. Ao centro, uma aluna sorri para a câmera enquanto segura um material da “Olimpíada de Matemática”, com destaque para o matemático Arquimedes na capa. À esquerda, uma estudante usando gorro rosa e óculos apoia o rosto nas mãos e sorri. À direita, um estudante com casaco vermelho e capuz também sorri para a câmera. Sobre a mesa há estojos, cadernos, lápis, uma garrafa de água e um tablet. Ao fundo, outras alunas acompanham a atividade, e a sala apresenta estantes com livros e materiais didáticos organizados. O ambiente transmite interesse pelos estudos, participação e entusiasmo com a aprendizagem da matemática.

Inspirada na Copa do Mundo, escola cria “Copa dos Pensadores” para ensinar matemática 

Publicado em: 01/06/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Fotografia de um bebê e uma professora.
Fotografia de pessoas sentadas ao palco. Ao fundo, uma projeção no telão com o texto

Professores de Educação Digital participam de formação no CEU Carrão

Publicado em: 29/05/2026 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com os ganhadores do prêmio Cidades Educadoras 2026.
Fotografia de uma professora a frente dos seus alunos na sala de aula. Eles usam uniforme escolar da Prefeitura de São Paulo.

São Paulo adere à Prova Nacional Docente e amplia opções para seleção de professores

Publicado em: 29/05/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

1 6 7 8 9 10 1.673