Notícias

Grêmios Estudantis participam de formação sobre gênero, diversidade e convivência escolar 

Encontro on-line promove diálogo sobre respeito às diferenças, cultura democrática e protagonismo estudantil na Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 11/06/2026 9h00 | Atualizado em: 16/06/2026
Gremios Estudantis

Os Grêmios Estudantis da Rede Municipal de Ensino terão a oportunidade de participar, no próximo dia 17 de junho, de uma formação on-line voltada à reflexão sobre gênero, diversidade e convivência escolar. A ideia é promover um espaço de diálogo sobre como as questões de gênero impactam o cotidiano escolar e social, incentivando reflexões sobre estereótipos, pressões sociais e formas mais saudáveis de convivência. A proposta busca contribuir para o fortalecimento de relações pautadas no respeito, na empatia e na valorização das diferenças. 

Durante o encontro, serão discutidos temas relacionados à convivência escolar e à promoção dos direitos humanos, estimulando a escuta, o diálogo e a participação estudantil como ferramentas fundamentais para a prevenção de conflitos e para a construção de uma cultura de paz nas unidades educacionais. 

A formação também busca ampliar o repertório dos estudantes gremistas para que possam atuar como agentes mobilizadores em suas escolas, fortalecendo o protagonismo juvenil e incentivando a participação dos colegas em ações voltadas à convivência democrática. Dessa forma, os Grêmios Estudantis seguem desempenhando um papel importante na promoção do diálogo e no fortalecimento da comunidade escolar. 

Grêmios Estudantis 

Os Grêmios Estudantis são entidades representativas dos estudantes que atuam na promoção da participação democrática, do protagonismo juvenil e do diálogo entre estudantes, educadores e comunidade escolar. Atualmente, a Rede Municipal conta com 628 grêmios instituídos, presentes em 100% das unidades de Ensino Fundamental e Ensino Médio, incluindo EMEFs, EMEFMs, CIEJAs e EMEBSs. Os grêmios desenvolvem ações nas áreas cultural, esportiva, social, ambiental e educacional, contribuindo para a formação cidadã dos estudantes e para a construção de escolas cada vez mais participativas e inclusivas 

Formação on-line para Grêmios Estudantis 

Tema: Gênero, Diversidade e Convivência Escolar: Reflexões para o Presente 

Data: 17 de junho de 2026 

Horário: das 14h30 às 16h 

Transmissão aqui. 

Acompanhe as notícias da Rede Municipal de Ensino.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Na imagem, uma estudante da Imprensa Jovem aparece em primeiro plano, de costas, vestindo um colete laranja com a identificação do programa. À frente dela, no palco, a secretária excutiva pedagógica, Maria Silvia Bacila, segura um microfone e fala ao público. Ao fundo, um telão exibe o título “Aprender e ensinar nas Adolescências

SME realiza II Fórum Ampliado do Grupo de Trabalho “Aprender e Ensinar nas Adolescências”

Publicado em: 28/11/2025 6h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma área externa com um redário.

EMEI Machado de Assis inaugura redário para momentos de leitura e relaxamento

Publicado em: 28/11/2025 12h00 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Uma criança andando sobre um banco longo de madeira com a auxilio de uma amigo e uma amiga que seguram suas mão no projeto.

EMEI CEU Rosa da China promove vivência de “Quintal do Brincar”

Publicado em: 28/11/2025 11h00 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia de uma estudante de costas fazendo atividade de matemática na lousa branca.

Professora inova no ensino de Matemática com uso de jogos e vivências na EMEF Paulo Duarte

Publicado em: 28/11/2025 10h00 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia de um cão e um gato do pescoço para cima. Eles estão atrás de uma madeira bege e em frente a parede azul.

Prefeitura realiza ação de vacinação antirrábica para cães e gatos nas zonas norte e leste

Publicado em: 28/11/2025 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

1 66 67 68 69 70 1.672