Notícias
EMEF Josué de Castro promove evento para celebrar a cultura afro-brasileira
O evento África Brasil está em sua décima edição e vai contar com apresentações culturais, rodas de conversa, exposições e muito mais
Publicado em: 24/11/2023 11h42 | Atualizado em: 24/11/2023
No mês da consciência negra a EMEF Josué de Castro da DRE Pirituba/Jaraguá vai promover no próximo sábado (25) o evento África Brasil a partir das 11h. A programação vai contar com apresentações musicais, dança, teatro, exposições e muito mais. Esse ano será celebrada a história de Clementina de Jesus, sambista, cantora e compositora. Uma das grandes expoentes no resgate dos cantos tradicionais negros e popularização do samba.
O objetivo é fortalecer a cultura afro-brasileira, ancestralidade e empoderamento negro através da música, arte, estética, dança e muito mais. O evento já é uma tradição na unidade e está em sua décima edição. Conta com a participação das famílias e de toda a comunidade.
Os estudantes vão apresentar um teatro musical sobre a história de Zumbi dos Palmares, a brincadeira musical Si Mama Kaa que tem origem na Tanzânia e muito mais. A programação também vai contar com a participação de convidados como o grupo Símbolo da Paz que vai realizar uma apresentação de capoeira e a embaixadora do samba paulistano D. Maria Helena que vai promover uma roda de conversa sobre ancestralidade.
Também haverá exposição dos trabalhos desenvolvidos pelas turmas da manhã e tarde sobre diversos temas como quilombos, ciência africana, brincadeiras, jogos, bonecas abayomi e muito mais. Tudo dentro das propostas do Currículo da Cidade com foco nas práticas de educação antirracista.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Relacionadas
Estudantes e professora são vencedores em quatro categorias do 15º Prêmio CET de Educação de Trânsito
Publicado em: 04/12/2025 12h18 - em Secretaria Municipal de Educação
Processo seletivo para atuação de professores nos CELPs segue aberto até sexta-feira (05)
Publicado em: 04/12/2025 11h18 - em Secretaria Municipal de Educação
SME lança a publicação “Grêmio em Foco” para orientar e potencializar as ações de protagonismo estudantil
Publicado em: 04/12/2025 9h33 - em Secretaria Municipal de Educação
6º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis reúne estudantes e educadores para diálogo, apresentação e premiação
Publicado em: 03/12/2025 5h30 - em Secretaria Municipal de Educação
SME recebe novos profissionais do Serviço de Apoio Escolar Psicossocial no CEU Pêra Marmelo
Publicado em: 03/12/2025 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação