Notícias

EMEF Josué de Castro promove evento para celebrar a cultura afro-brasileira

O evento África Brasil está em sua décima edição e vai contar com apresentações culturais, rodas de conversa, exposições e muito mais

Publicado em: 24/11/2023 11h42 | Atualizado em: 24/11/2023
Estudantes na sala de aula.

No mês da consciência negra a EMEF Josué de Castro da DRE Pirituba/Jaraguá vai promover no próximo sábado (25) o evento África Brasil a partir das 11h. A programação vai contar com apresentações musicais, dança, teatro, exposições e muito mais. Esse ano será celebrada a história de Clementina de Jesus, sambista, cantora e compositora. Uma das grandes expoentes no resgate dos cantos tradicionais negros e popularização do samba.

O objetivo é fortalecer a cultura afro-brasileira, ancestralidade e empoderamento negro através da música, arte, estética, dança e muito mais. O evento já é uma tradição na unidade e está em sua décima edição. Conta com a participação das famílias e de toda a comunidade.

Os estudantes vão apresentar um teatro musical sobre a história de Zumbi dos Palmares, a brincadeira musical Si Mama Kaa que tem origem na Tanzânia e muito mais. A programação também vai contar com a participação de convidados como o grupo Símbolo da Paz que vai realizar uma apresentação de capoeira e a embaixadora do samba paulistano D. Maria Helena que vai promover uma roda de conversa sobre ancestralidade.

Também haverá exposição dos trabalhos desenvolvidos pelas turmas da manhã e tarde sobre diversos temas como quilombos, ciência africana, brincadeiras, jogos, bonecas abayomi e muito mais. Tudo dentro das propostas do Currículo da Cidade com foco nas práticas de educação antirracista.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Na imagem, uma estudante da Imprensa Jovem aparece em primeiro plano, de costas, vestindo um colete laranja com a identificação do programa. À frente dela, no palco, a secretária excutiva pedagógica, Maria Silvia Bacila, segura um microfone e fala ao público. Ao fundo, um telão exibe o título “Aprender e ensinar nas Adolescências

SME realiza II Fórum Ampliado do Grupo de Trabalho “Aprender e Ensinar nas Adolescências”

Publicado em: 28/11/2025 6h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma área externa com um redário.

EMEI Machado de Assis inaugura redário para momentos de leitura e relaxamento

Publicado em: 28/11/2025 12h00 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Uma criança andando sobre um banco longo de madeira com a auxilio de uma amigo e uma amiga que seguram suas mão no projeto.

EMEI CEU Rosa da China promove vivência de “Quintal do Brincar”

Publicado em: 28/11/2025 11h00 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia de uma estudante de costas fazendo atividade de matemática na lousa branca.

Professora inova no ensino de Matemática com uso de jogos e vivências na EMEF Paulo Duarte

Publicado em: 28/11/2025 10h00 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia de um cão e um gato do pescoço para cima. Eles estão atrás de uma madeira bege e em frente a parede azul.

Prefeitura realiza ação de vacinação antirrábica para cães e gatos nas zonas norte e leste

Publicado em: 28/11/2025 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

1 66 67 68 69 70 1.672