Notícias
EMEF Josué de Castro promove evento para celebrar a cultura afro-brasileira
O evento África Brasil está em sua décima edição e vai contar com apresentações culturais, rodas de conversa, exposições e muito mais
Publicado em: 24/11/2023 11h42 | Atualizado em: 24/11/2023
No mês da consciência negra a EMEF Josué de Castro da DRE Pirituba/Jaraguá vai promover no próximo sábado (25) o evento África Brasil a partir das 11h. A programação vai contar com apresentações musicais, dança, teatro, exposições e muito mais. Esse ano será celebrada a história de Clementina de Jesus, sambista, cantora e compositora. Uma das grandes expoentes no resgate dos cantos tradicionais negros e popularização do samba.
O objetivo é fortalecer a cultura afro-brasileira, ancestralidade e empoderamento negro através da música, arte, estética, dança e muito mais. O evento já é uma tradição na unidade e está em sua décima edição. Conta com a participação das famílias e de toda a comunidade.
Os estudantes vão apresentar um teatro musical sobre a história de Zumbi dos Palmares, a brincadeira musical Si Mama Kaa que tem origem na Tanzânia e muito mais. A programação também vai contar com a participação de convidados como o grupo Símbolo da Paz que vai realizar uma apresentação de capoeira e a embaixadora do samba paulistano D. Maria Helena que vai promover uma roda de conversa sobre ancestralidade.
Também haverá exposição dos trabalhos desenvolvidos pelas turmas da manhã e tarde sobre diversos temas como quilombos, ciência africana, brincadeiras, jogos, bonecas abayomi e muito mais. Tudo dentro das propostas do Currículo da Cidade com foco nas práticas de educação antirracista.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Relacionadas
Secretaria Municipal da Educação lança versão impressa do documento “Conhecer para Proteger: enfrentando a violência na primeira infância”
Publicado em: 09/12/2025 12h19 - em Secretaria Municipal de Educação
Projeto “Nhandecy – A Terra é Nossa Mãe” valoriza povos indígenas e sustentabilidade na EMEF Maria Aparecida Rodrigues Cintra
Publicado em: 08/12/2025 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
CEU Carrão recebeu o 8º Seminário de Educação Integral da DRE Penha
Publicado em: 08/12/2025 4h20 - em Diretoria Regional de Educação Penha
Ano letivo na Rede Municipal da capital paulista começa no dia 04 de fevereiro conforme calendário escolar
Publicado em: 05/12/2025 11h23 - em Secretaria Municipal de Educação
Classificação Prévia dos Inscritos para Exercício Transitório de Cargos Vagos e Disponíveis de Supervisor Escolar DRE Ipiranga / 2026
Publicado em: 05/12/2025 9h25 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga