Notícias

Grêmios Estudantis participam de formação sobre gênero, diversidade e convivência escolar 

Encontro on-line promove diálogo sobre respeito às diferenças, cultura democrática e protagonismo estudantil na Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 11/06/2026 9h00 | Atualizado em: 16/06/2026
Gremios Estudantis

Os Grêmios Estudantis da Rede Municipal de Ensino terão a oportunidade de participar, no próximo dia 17 de junho, de uma formação on-line voltada à reflexão sobre gênero, diversidade e convivência escolar. A ideia é promover um espaço de diálogo sobre como as questões de gênero impactam o cotidiano escolar e social, incentivando reflexões sobre estereótipos, pressões sociais e formas mais saudáveis de convivência. A proposta busca contribuir para o fortalecimento de relações pautadas no respeito, na empatia e na valorização das diferenças. 

Durante o encontro, serão discutidos temas relacionados à convivência escolar e à promoção dos direitos humanos, estimulando a escuta, o diálogo e a participação estudantil como ferramentas fundamentais para a prevenção de conflitos e para a construção de uma cultura de paz nas unidades educacionais. 

A formação também busca ampliar o repertório dos estudantes gremistas para que possam atuar como agentes mobilizadores em suas escolas, fortalecendo o protagonismo juvenil e incentivando a participação dos colegas em ações voltadas à convivência democrática. Dessa forma, os Grêmios Estudantis seguem desempenhando um papel importante na promoção do diálogo e no fortalecimento da comunidade escolar. 

Grêmios Estudantis 

Os Grêmios Estudantis são entidades representativas dos estudantes que atuam na promoção da participação democrática, do protagonismo juvenil e do diálogo entre estudantes, educadores e comunidade escolar. Atualmente, a Rede Municipal conta com 628 grêmios instituídos, presentes em 100% das unidades de Ensino Fundamental e Ensino Médio, incluindo EMEFs, EMEFMs, CIEJAs e EMEBSs. Os grêmios desenvolvem ações nas áreas cultural, esportiva, social, ambiental e educacional, contribuindo para a formação cidadã dos estudantes e para a construção de escolas cada vez mais participativas e inclusivas 

Formação on-line para Grêmios Estudantis 

Tema: Gênero, Diversidade e Convivência Escolar: Reflexões para o Presente 

Data: 17 de junho de 2026 

Horário: das 14h30 às 16h 

Transmissão aqui. 

Acompanhe as notícias da Rede Municipal de Ensino.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Whatsapp Image 2025 12 10 At 12.26.13
Whatsapp Image 2025 12 11 At 11.44.06 (1)

SME participa de evento que apresenta estudo sobre a importância do Projeto Guri

Publicado em: 11/12/2025 2h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Poesia Fruta Capa Da Postagem

Projeto de leitura une crianças e bebês do CEI Caminho do Mar e do CEU EMEF Professor José Rezende

Publicado em: 11/12/2025 11h27 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Estudantes em uma sala de aula com uniforme da Prefeitura

SME publica normas para a atribuição de profissionais da educação em 2026

Publicado em: 10/12/2025 7h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Mostra antirracista transforma EMEI Antonio Bento em espaço de celebração e resistência

Mostra antirracista transforma EMEI Antonio Bento em espaço de celebração e resistência

Publicado em: 09/12/2025 1h30 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 62 63 64 65 66 1.672