Notícias

DRE Guaianases promove II Seminário de Reflexões Inclusivas

Ação tem como tema “diversidade e multiculturalismo, diálogos pertinentes e ressignificações necessárias”

Publicado em: 15/10/2018 9h13 | Atualizado em: 30/11/2020

reflexoes_740x430.jpg

No dia 6 de outubro, aconteceu o “II Seminário de Reflexões Inclusivas: diversidade e multiculturalismo, diálogos pertinentes e ressignificações necessárias”, promovido pela Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases no Centro Educacional Unificado (CEU) Água Azul.

Os objetivos dessa atividade foram propiciar momentos de reflexão sobre a concepção de inclusão e educação inclusiva e articular as experiências cotidianas com a documentação curricular, fomentando o diálogo acerca da equidade e expandindo a concepção da diversidade para a construção da cultura de paz.

O evento contou com a presença de alunos da Rede UniCEU, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, de Ensino Fundamental II e Médio, Coordenadores Pedagógicos, Assistentes de Diretor de Escola, Diretores de Escola, Supervisores Escolares, Auxiliar Técnico de Educação, Agente de Apoio, Agente Escolar, Assistente Técnico de Educação I.

Foram propostas interações e debates sobre diferentes culturas presentes no território, conceitos de equidade, inclusão e educação inclusiva e currículo inclusivo na cidade de São Paulo.

Os presentes foram acolhidos no foyer, onde houve um café com intervenção cultural, promovida pelo Sarau Existência LGBT, com Gabriela Rodrigues e Vitória Rocha.

Na abertura do evento, que aconteceu no teatro, foi organizada uma Mesa Solene com convidados. O tema estabelecido para os debates foi “Experiências e Ressignificações Inclusivas: Diálogos para Equidade”. A mesa foi composta por Emerson de Oliveira Souza, Guiniver Santos de Souza Ferreira, Léo Paulino Barbosa, Monica Rodriguez Ulo, Roger Rangel Mendes Bueno e teve como mediador Valmir Queiroz Pereira.

Em seguida, Inaiá Araujo realizou uma apresentação cultural – Ubuntu: A Essência Primeira. Logo depois, com mediação de Fábio Junior da Silva Santos, foi dado início aos relatos e práticas e estágios:

Acesso ao currículo: a vivência de uma estagiária – Renata Menezes;

Acesso ao currículo de inglês e parceria docente – Thais Blasio Martins e Cláudia Misteli;

Brincar na natureza: o centro de educação infantil a favor da pedagogia da diversidade natural e da biodiversidade – Priscila Simplicio Vieira;

Da cultura marginal à prática da tolerância – Heloisa Ferreira Alves dos Santos;

Projeto ACALANTOS e brincadeiras na infância: retrospectiva de gerações – Claudecilia Marques Silvério;

Travestis e Transexuais no Mercado de Trabalho: Um histórico de heteronormatividade institucionalizada – Luciana Isabelle Pereira do Carmo.

Para finalizar, houve uma apresentação de dança do grupo Tinkus Jairas Brasil, com Wilfredo Canty Fernandes e Christian Aliaga.

O evento contou com a presença da Diretora Regional de Educação, Lucimeire Cabral de Santana e da Diretora da Divisão Pedagógica (DIPED), Ester Marques de Paula Dionísio.

Clique aqui para acessar o álbum de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de pessoas em roda com as mãos dadas.

Profissionais contratados para o Recreio nas Férias recebem formação

Publicado em: 05/01/2024 11h54 - em Secretaria Municipal de Educação

Ilustração de estudantes com a camiseta laranja do Programa Imprensa Jovem e uma professora. Eles estão na cidade com seus equipamentos de gravação de reportagem.
Fotografia de um menino sorrindo. Ele segura um giz amarelo na mão direita e está de frente para uma parede branca com alguns tijolinhos coloridos nas cores laranja, grafite, azul, rosa.
Estudantes escolhe material escolar em uma loja.
Estudantes em sala de aula.

Prefeitura de São Paulo fortifica ações de combate ao abandono escolar

Publicado em: 29/12/2023 8h29 - em Secretaria Municipal de Educação

1 62 63 64 65 66 1.479