Notícias
Crianças do CEI Joaquim Thomé Filho constroem novas formas e espaços de brincar
Ação gerou maior interação entre as crianças e ausência de conflitos durante as atividades
Publicado em: 03/05/2019 18h07 | Atualizado em: 30/11/2020Crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Joaquim Thomé Filho, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã / Tremembé, constroem juntas novas formas e espaços de brincar. O início desta ação aconteceu em fevereiro de 2019 por conta dos conflitos existentes entre as crianças nas disputas pelos brinquedos e espaços para brincar.
Cerca de 24 crianças, entre 0 e 3 anos participam desta ação, que segue até o final do ano letivo. Mediadas
pelas Professoras Michelle Mendonça e Nathália Santos, o projeto reestrutura a prática pedagógica e problematiza estereótipos presentes nos materiais da Educação Infantil.
No início do projeto, a turma abriu mão de todos os brinquedos e com a ajuda das famílias e dos Professores, foi surgindo uma nova forma de ocupar e brincar nos diferentes territórios de aprendizagem da escola.
A partir desta ação, o projeto ganhou um nome, “Re/Construir um lugar: de invenção, investigação e pertencimento”, um trabalho que promove o protagonismo das crianças em contato a arte e a natureza, estimulando-as a terem um olhar criativo e sensível sobre o mundo e sobre si mesmas.
No decorrer das atividades, foram estabelecidas rodas de conversa entre as crianças, possibilitando momentos de criação, interação e brincadeiras.
Neste projeto, grande parte dos brinquedos confeccionados são recolhidos da própria natureza: gravetos, pinhas, pedras, madeira, folhas, sementes, flores, cascas de arvores e palha, além disso, as crianças podem escolher
os espaços e quais brincadeiras criadas pela turma serão vivenciadas.
A Professora Michelle Mendonça observou durante as atividades algumas mudanças significativas, como a ausência de conflitos por causa dos objetos, maior interação entre as crianças durante as brincadeiras, e uma constante ressignificação dos objetos nos mais variáveis contextos.
De acordo com a Professora Nathália, havia a necessidade de estabelecer uma proposta mais sensível e que contemplasse a escuta das crianças, gerando transformação nos espaços, resultando em um ambiente acolhedor e inspirador.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME dá largada na maratona de diagnóstico sobre Planejamento Estratégico na Rede Municipal
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Dia da Família na EMEF Professor Valentim Carra celebra a diversidade cultural com alegria
Diretoria Regional de Educação São Mateus
EMEF José Lins do Rego celebra o Dia da Família com cultura, afeto e cuidado
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
EMEF Dezoito do Forte promove Dia da Família com oficinas e feira cultural voltadas ao meio ambiente
Secretaria Municipal de Educação
CEUs de São Paulo recebem circuito cultural sobre paternidade atípica com Manoel Soares
Secretaria Municipal de Educação
Dia da Família agitou o sábado em mais de 500 unidades municipais
Relacionadas

Secretário Municipal de Educação participa de debate sobre melhoria do aprendizado
Publicado em: 17/03/2025 7h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação lança Rede Amigos do Peito para fortalecer as ações de incentivo ao aleitamento materno nas unidades educacionais
Publicado em: 14/03/2025 4h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Inscrições abertas para curso gratuito de Capacitação Técnica Paralímpica no CEU Vila Curuçá
Publicado em: 14/03/2025 2h26 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo adere à Prova Nacional Docente (PND) que acontecerá no segundo semestre deste ano
Publicado em: 14/03/2025 10h53 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de São Paulo promove encontros de integração das novas Mães Guardiãs que atuarão nas unidades educacionais
Publicado em: 13/03/2025 1h03 - em Secretaria Municipal de Educação