Notícias
Formação online orienta Grêmios Estudantis sobre enfrentamento ao racismo e à xenofobia
Encontro abordou protocolo da rede municipal e fortaleceu o protagonismo estudantil nas ações antirracistas nas escolas
Publicado em: 06/05/2026 11h46 | Atualizado em: 07/05/2026
A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo promoveu, nesta quarta-feira (6), a formação online voltada aos Grêmios Estudantis e seus orientadores sobre o Protocolo de Prevenção e Enfrentamento ao Racismo e à Xenofobia na Educação. A atividade teve como objetivo fortalecer o protagonismo estudantil e ampliar o conhecimento sobre o documento, incentivando sua implementação nas unidades educacionais.
A transmissão foi realizada pelo canal do YouTube da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) e fica disponível para assistir posteriormente.
Elaborado para orientar toda a rede municipal, o protocolo reúne diretrizes sobre como prevenir, reconhecer e agir diante de situações de racismo e xenofobia nos espaços educacionais, contribuindo para a construção de uma cultura de respeito, inclusão e equidade.
Durante a formação, foram apresentados os principais pontos do documento, com foco no papel dos estudantes como agentes de transformação. A iniciativa também buscou ampliar o conhecimento dos Grêmios Estudantis sobre o tema e fortalecer sua atuação como protagonistas e multiplicadores de práticas antirracistas nas escolas.
Nesse contexto, a Secretaria orienta que o conteúdo do protocolo seja incorporado ao plano de trabalho dos Grêmios Estudantis e amplamente divulgado nas unidades educacionais, promovendo reflexão e ações concretas junto à comunidade escolar.
A participação das equipes e dos estudantes é considerada fundamental para fortalecer, de forma coletiva, uma escola mais justa, acolhedora e comprometida com o enfrentamento de todas as formas de discriminação.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Está disponível novo lote de créditos para material e uniforme para estudantes da Rede Municipal
Publicado em: 24/02/2026 2h57 - em Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para cursos de idioma gratuitos nos Centros de Estudos de Línguas Paulistanos (CELPs) nos CEUs da capital paulista
Publicado em: 24/02/2026 7h51 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano
Projeto de musicalização idealizado pelo Maestro João Carlos Martins vai beneficiar mais de 2.500 estudantes da Rede Municipal
Publicado em: 20/02/2026 6h48 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU São Miguel realiza cortejo cultural com bloco afro percussivo
Publicado em: 20/02/2026 12h17 - em Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para envio de textos para os livros “Descobrir-se Autor” e “Revelar-se Autor” da Academia Estudantil de Letras (AEL)
Publicado em: 19/02/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação