Notícias
Fórum sobre Racismo da DRE Butantã reforça compromisso com a luta antirracista
Participaram do evento equipes gestoras de escolas da região e servidores da DRE
Publicado em: 26/06/2025 13h58 | Atualizado em: 26/06/2025 
A Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã promoveu o “1º Fórum sobre Racismo da DRE Butantã – Um espaço de diálogo, aprendizado e reflexão sobre a relevância do tema e o compromisso com uma sociedade mais justa”. A ação aconteceu no começo de junho, no auditório da própria DRE.
Organizado pelo Comitê de Combate ao Racismo Institucional da DRE Butantã, o evento reuniu equipes gestoras das escolas da região e servidores da Diretoria. O encontro foi um importante espaço de diálogo reforçando o compromisso da Rede Municipal com a luta antirracista e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Durante o Fórum, os participantes acompanharam a fala de especialistas convidados. Keila da Silva Santos Rodrigues, Doutora e Mestre em Educação pela UNIFESP, Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais pela UFSCar e Diretora da Divisão de Administração e Finanças (DIAF) da DRE Butantã. Ela fez um resgate histórico sobre a construção do racismo no Brasil com foco nas implicações para a educação.
Já o advogado Jonathan Marques Queiroz da Silva, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Caieiras e ativista dos direitos da população negra explicou sobre as diferenças entre racismo e injúria racial, além de abordar o contexto histórico e legal que envolve o tema. O racismo está previsto na Lei nº 7.716/1989, a qual define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, enquanto a injúria racial está tipificada no Código Penal Brasileiro.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Está disponível novo lote de créditos para material e uniforme para estudantes da Rede Municipal
Publicado em: 24/02/2026 2h57 - em Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para cursos de idioma gratuitos nos Centros de Estudos de Línguas Paulistanos (CELPs) nos CEUs da capital paulista
Publicado em: 24/02/2026 7h51 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano
Projeto de musicalização idealizado pelo Maestro João Carlos Martins vai beneficiar mais de 2.500 estudantes da Rede Municipal
Publicado em: 20/02/2026 6h48 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU São Miguel realiza cortejo cultural com bloco afro percussivo
Publicado em: 20/02/2026 12h17 - em Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para envio de textos para os livros “Descobrir-se Autor” e “Revelar-se Autor” da Academia Estudantil de Letras (AEL)
Publicado em: 19/02/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação