Notícias

“Mulheres de fibra, cada fio da história faz a fibra que nos forma!”

Projeto realizado no CIEJA Santana/Tucuruvi visa relembrar o valor e força do empoderamento às professoras e alunas da unidade

Publicado em: 18/02/2019 15h45 | Atualizado em: 30/11/2020

MULHERES_FIBRA_740x430.jpg

“Dar voz é dar a oportunidade de ser você mesmo dentro da sociedade”, diz a professora Gladis Barbosa

A professora Gladis Cassapian Barbosa, do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adolescentes (CIEJA) Santana/Tucuruvi, recebeu o 2º lugar do Prêmio Paulo Freire com o projeto “Mulheres de fibra, cada fio da história faz a fibra que nos forma!”, que trabalhou o gênero da autobiografia com o objetivo de promover a conscientização sobre o valor e força do empoderamento de professoras e estudantes, bem como das mulheres próximas aos alunos, por meio do estudo de temas relacionados ao assunto. “A ideia foi atingir a todos da sala de aula, tanto homens quanto mulheres, relembrando a força que cada mulher tem e a sua importância dentro da sociedade”, diz Gladis.

As atividades consistiram em leituras e estudo das biografias de mulheres que de alguma forma revolucionaram as suas histórias, como Malala, Carolina de Jesus e Maria da Penha. Paralelamente, os alunos puderam escrever as suas próprias histórias, iniciando o trabalho de autobiografias. Durante todo o projeto, eles também puderam participar de um sarau sobre o assunto “ser mulher” e de oficina de beleza, construção de bonecas abayomi e rodas de discussões, entre outras ações que procuraram retratar as histórias e a luta das mulheres tanto no passado quanto no futuro, trazendo uma reflexão sobre o papel da mulher e as suas diversidades.

A professora desenvolvedora do projeto ressaltou o quão importante foi poder contar com a parceria da equipe docente da unidade e dos estudantes. Exemplo disso foram as atividades de pesquisa, onde a parceria com a Profª Larissa Patrício, da sala de informática, foi fundamental para que os alunos concluíssem as atividades, bem como com a Profª Susen Covre, da sala de recursos, que junto com os docentes da unidade fez um levantamento das informações pessoais dos alunos com deficiência, a partir dos seus prontuários. Em seguida, as professoras Gladis e Susen narraram a estes alunos as informações colhidas e os ajudaram a escrevê-las, respeitando a necessidade de cada um. Assim, os alunos com deficiência também puderam desenvolver as suas autobiografias.

Com o projeto finalizado, ainda se vê grande repercussão na vida daqueles que participaram. “Nota-se que as alunas se sentem mais a vontade para compartilhar as suas experiências e se impor diante de determinados assuntos quando necessário. Já os alunos mudaram não só o comportamento dentro das salas de aulas com as alunas e professoras, mas também começaram a enxergar de maneira mais igualitária as mulheres que passam pelas suas vidas, respeitando e dando a liberdade que elas merecem”, observa Gladis.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Whatsapp Image 2025 09 03 At 16.39.34

Estudantes da Rede Municipal são premiadas com viagem para Portugal em concurso do Museu Catavento

Publicado em: 04/09/2025 9h44 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Tamanho Site (3)

Cores da Natureza despertam criatividade na EMEF Cláudio Manoel da Costa

Publicado em: 03/09/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Tamanho Site (2)

EMEF Irineu Marinho promove o Dia da Não-Violência na Escola

Publicado em: 02/09/2025 5h01 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Whatsapp Image 2025 09 02 At 16.38.08

Núcleo de Gênero e Diversidade da SME abre inscrição para vaga na equipe

Publicado em: 02/09/2025 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Abao3gg7c2qo44bz5mvlqunr3ohfta

Inscrições para a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira terminam amanhã

Publicado em: 02/09/2025 2h41 - em Secretaria Municipal de Educação

1 45 46 47 48 49 1.613