Notícias
Robótica e Gamificação : SME apresenta sua proposta na Campus Party 2016
Coordenadoras do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem falam sobre o projeto de Game e Robótica nas escolas da Rede
Publicado em: 04/02/2016 11h52 | Atualizado em: 30/11/2020Matéria redigida pela Rádio BNE, equipe da Imprensa Jovem da EMEF João Augusto Breves
Reportagem : Edson Candido, Júlio César de Arruda, Victor Hugo Gelain, Fabricio Nascimento e João Victor Machado
Ao andar pelos corredores do Anhembi durante a Campus Party 2016, nossa equipe se deparou, como de costume, com muitas pessoas ligadas em games, redes sociais e vídeos do Youtube. Entre as muitas palestras e olhando que acontecia por lá, havia gente preocupada em fazer com que tudo isso não deixasse de ser uma forma de aprendizado.
Nesse clima de tecnologia e educação, nossa equipe passou uma tarde interessante na Campus Party 2016 e acompanhou a palestra de Regina Celia Gavassa e Gislaine Batista Munhoz, do Núcleo de Tecnologia para Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação.
Elas apresentaram dois temas para o público da Campus: “Robótica, Linguagem de Programação” e “Gamificação como estratégia na melhoria da aprendizagem”. As propostas fazem parte da formação dos Professores Orientadores de Informática Educativa (POIEs). Segunda Regina Gavassa, há muitas escolas da rede que têm interesse em participar dos projetos de robótica. No último desafio de Robótica que aconteceu em novembro de 2015 na Bienal de Artes, 115 escolas participaram com seus projetos. Na Gameficação, o estudante aprende a investigar e olhar o mundo em outra perspectiva , é o que nos conta a professora Gislaine Munhoz . Para ela, a gamificação é uma estratégia para aproximar o estudante ao professor.
Conversamos com Fabio Moreira da Educity Labs. Ele falou sobre o seu projeto, semelhante ao Simcity, e que desenvolve o aprendizado e socialização por meio do jogo, onde o participante tem uma vida virtual e através desta tem que fazer tarefas diárias como estudar, trabalhar e outras atividades do cotidiano.
O Game e a Robótica podem oferecer oportunidade para o aprendizado através da ludicidade. Acompanhe a reportagem :
Saiba mais:
Núcleo de Tecnologia para Aprendizagem
Educity Labs
Projeto Rádio BNE
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Programa Avança Saúde Escolar – Oftalmologia entregou mais de 45 mil óculos para estudantes da Rede Municipal
Diretoria Regional de Educação Penha
Junho Migrante: estudantes da EMEF Rosângela Rodrigues Vieira realizam leituraço e contação de histórias sobre migrações
Diretoria Regional de Educação Penha
Estudantes da EMEF Presidente João Pinheiro participam de atividade sobre a valorização do trabalhador e os direitos trabalhistas
Secretaria Municipal de Educação
SME promove a sua 11ª Jornada Pedagógica para profissionais da Educação Infantil Paulistana
Diretoria Regional de Educação Butantã
Classificação final para Analista de Educação Física dos CEUs é divulgada
Secretaria Municipal de Educação
CEU Barro Branco promove Semana da Diversidade
Relacionadas

Prefeitura de São Paulo oferece passeios que ampliam desenvolvimento de crianças e jovens durante o período de recesso escolar
Publicado em: 20/01/2025 7h00 - em Secretaria Municipal de Educação

CEUS Caminho do Mar e Parelheiros recebem mutirão de atendimento oftalmológico para pessoas acima de 30 anos
Publicado em: 17/01/2025 5h40 - em Saúde Escolar

SME promove encontros para acolhimento das famílias e atualização cadastral dos estudantes matriculados nas escolas municipalizadas
Publicado em: 17/01/2025 1h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de SP oferece curso em Educação em Direitos Humanos para Agentes de Busca Ativa Escolar
Publicado em: 15/01/2025 6h39 - em Educação em Direitos Humanos

Saúde e Educação fortalecem parcerias em prol da cultura de amamentação
Publicado em: 15/01/2025 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação