Notícias

Melhores colocados em torneios de jogos de tabuleiro recebem medalhas 

Premiações são referentes aos eventos que ocorreram em formato on-line em 2020 

Publicado em: 24/02/2021 19h28 | Atualizado em: 04/05/2021
estudante recebe medalha. imagens dos jogos de xadrez, go, jogo da onça e mancala

Estudante Beatriz, da EMEF Geny Maria

Com o retorno às aulas presenciais de parte dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, começam a ser entregues as medalhas para 178 estudantes vencedores no festivais de jogos de tabuleiro. Desenvolvidos on-line em 2020, um total de 1.272  alunos e professores participaram de ações envolvendo Xadrez, Mancala Awelé, Jogo da Onça e Go.

O Programa Jogos de Tabuleiro faz parte da Coordenadoria dos CEUs e anualmente promove torneios de jogos que integram milhares de estudantes e professores de diversas regiões da cidade. No ano de 2020, devido ao período de distanciamento social decorrente da pandemia da Covid-19, as práticas tiveram de ser ajustadas para a modalidade a distância.

O desafio foi contornado com o uso das tecnologias em competições on-line. Os enxadristas participaram de torneios de xadrez utilizando um site especializado no oferecimento desta prática, o Chess (Xadrez). Gincanas de perguntas e respostas sobre xadrez e Mancala Awelé, nas quais os jogadores resolvem problemas típicos dos jogos com diferentes níveis de dificuldade foram promovidas, além de um Circuito de Go realizado no site www.ogs.com.

Outra inovação foi o Concurso Cultural do Jogo da Onça, cujo objetivo foi incentivar a construção de um tabuleiro do jogo utilizando materiais alternativos. Ação possibilitou a prática do jogo em casa com membros da família.

Premiações 

Com a volta das atividades presenciais, 178 estudantes e professores que conquistaram as melhores colocações nos eventos on-line recebem medalhas. São contemplados com certificados de participação 84 Unidades Escolares, de todas as 13 Diretorias Regionais de Educação.

[Confira a tabela com todos os premiados]

Programa Jogos de Tabuleiro na Rede Municipal de Educação 

A iniciativa estimula a prática de quatro jogos de tabuleiro: Xadrez, Mancala Awelé, Jogo da Onça e Jogo de Go. O Programa Jogos de Tabuleiro (PJT) atende às diretrizes da Política Educacional da Secretaria Municipal de Educação e destina-se aos estudantes matriculados nas escolas municipais de São Paulo, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, passando pela Educação de Jovens e Adultos.

O PJT promove o ensino das técnicas de quatro jogos de tabuleiro abordando questões históricas e culturais dos povos de quatro continentes: Xadrez (Europa), Mancala Awelé (África), Jogo da Onça (América) e Jogo Go (Ásia). Valoriza o aspecto lúdico dos jogos como recurso pedagógico e de apoio ao Projeto Pedagógico das Unidades Educacionais, favorecendo o processo de aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes por meio da interdisciplinaridade.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
Grupo de pessoas participa de uma roda de conversa em uma sala iluminada. Os participantes estão sentados em círculo, segurando cadernos e materiais para anotações, em momento de diálogo e escuta. Ao fundo, há uma estante repleta de livros e grandes janelas que permitem a entrada de luz natural.
Fotografia de uma professora com os bebês na sala.

Prefeitura de São Paulo autoriza nomeação de 1.139 profissionais da educação

Publicado em: 12/06/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes sentados em um auditório assistem a uma projeção sobre sustentabilidade. Na tela aparecem o símbolo da reciclagem e uma muda de planta. Elementos relacionados à educação ambiental, como lixeiras para coleta seletiva e ilustrações de árvores, compõem o ambiente.

Narrativas do Clima mobiliza escolas para reflexão sobre resíduos e sustentabilidade

Publicado em: 12/06/2026 11h17 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Quatro adultos estão na frente de uma sala de aula falando com estudantes adolescentes

Pesquisadores de Stanford conhecem a Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 11/06/2026 12h47 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 4 5 6 1.673