Notícias
Melhores colocados em torneios de jogos de tabuleiro recebem medalhas
Premiações são referentes aos eventos que ocorreram em formato on-line em 2020
Publicado em: 24/02/2021 19h28 | Atualizado em: 04/05/2021
Estudante Beatriz, da EMEF Geny Maria
Com o retorno às aulas presenciais de parte dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, começam a ser entregues as medalhas para 178 estudantes vencedores no festivais de jogos de tabuleiro. Desenvolvidos on-line em 2020, um total de 1.272 alunos e professores participaram de ações envolvendo Xadrez, Mancala Awelé, Jogo da Onça e Go.
O Programa Jogos de Tabuleiro faz parte da Coordenadoria dos CEUs e anualmente promove torneios de jogos que integram milhares de estudantes e professores de diversas regiões da cidade. No ano de 2020, devido ao período de distanciamento social decorrente da pandemia da Covid-19, as práticas tiveram de ser ajustadas para a modalidade a distância.
O desafio foi contornado com o uso das tecnologias em competições on-line. Os enxadristas participaram de torneios de xadrez utilizando um site especializado no oferecimento desta prática, o Chess (Xadrez). Gincanas de perguntas e respostas sobre xadrez e Mancala Awelé, nas quais os jogadores resolvem problemas típicos dos jogos com diferentes níveis de dificuldade foram promovidas, além de um Circuito de Go realizado no site www.ogs.com.
Outra inovação foi o Concurso Cultural do Jogo da Onça, cujo objetivo foi incentivar a construção de um tabuleiro do jogo utilizando materiais alternativos. Ação possibilitou a prática do jogo em casa com membros da família.
Premiações
Com a volta das atividades presenciais, 178 estudantes e professores que conquistaram as melhores colocações nos eventos on-line recebem medalhas. São contemplados com certificados de participação 84 Unidades Escolares, de todas as 13 Diretorias Regionais de Educação.
[Confira a tabela com todos os premiados]
Programa Jogos de Tabuleiro na Rede Municipal de Educação
A iniciativa estimula a prática de quatro jogos de tabuleiro: Xadrez, Mancala Awelé, Jogo da Onça e Jogo de Go. O Programa Jogos de Tabuleiro (PJT) atende às diretrizes da Política Educacional da Secretaria Municipal de Educação e destina-se aos estudantes matriculados nas escolas municipais de São Paulo, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, passando pela Educação de Jovens e Adultos.
O PJT promove o ensino das técnicas de quatro jogos de tabuleiro abordando questões históricas e culturais dos povos de quatro continentes: Xadrez (Europa), Mancala Awelé (África), Jogo da Onça (América) e Jogo Go (Ásia). Valoriza o aspecto lúdico dos jogos como recurso pedagógico e de apoio ao Projeto Pedagógico das Unidades Educacionais, favorecendo o processo de aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes por meio da interdisciplinaridade.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Publicado em: 17/06/2026 4h32 - em Secretaria Municipal de Educação
Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital
Publicado em: 17/06/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Convocação de 1.139 profissionais fortalece a Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 16/06/2026 6h17 - em Secretaria Municipal de Educação
Córrego Jacupeval vira sala de aula para estudantes da EMEF Antônio Duarte
Publicado em: 16/06/2026 4h30 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Seminário de Leitura e Escrita reúne educadores para discutir práticas em diferentes áreas do conhecimento
Publicado em: 16/06/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã