Notícias

Maio Laranja: Rede Municipal fortalece ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Ações pedagógicas, formação de profissionais e ampliação da rede de proteção são pilares das iniciativas de conscientização e prevenção desenvolvidas nas unidades educacionais da capital 

Publicado em: 18/05/2026 12h19 | Atualizado em: 22/05/2026
Fotografia mostra um cartaz com a frase "Proteja nossas crianças".

Celebrado em 18 de maio, o Maio Laranja, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, mobiliza instituições em todo o país em ações de conscientização, prevenção e enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes. Na Rede Municipal de Ensino (RME) de São Paulo, o tema integra ações permanentes de proteção à infância, alinhadas ao Currículo da Cidade, que reconhece a infância como etapa fundamental do desenvolvimento humano e reforça o compromisso da escola com a garantia de direitos, o respeito às infâncias e a formação integral dos estudantes.

Na cidade de São Paulo, as ações permanentes estão voltadas à proteção integral das crianças e adolescentes, promovendo o fortalecimento da escuta, do acolhimento e da construção de ambientes seguros nas unidades educacionais da rede. Entre as ações de destaque da SME está a publicação do documento “Conhecer para Proteger – enfrentando a violência na primeira infância”, disponibilizado em versão online. O material pioneiro foi desenvolvido para apoiar educadores e equipes gestoras na identificação de sinais de violência, no acolhimento das crianças e no fortalecimento das estratégias de proteção dentro das unidades educacionais. 

Em dezembro do ano passado, a Secretaria também apresentou a versão impressa do material, ampliando o acesso ao conteúdo e fortalecendo o trabalho pedagógico e intersetorial voltado à prevenção e ao enfrentamento das violências na primeira infância. A primeira edição do “Conhecer para Proteger: enfrentando a violência contra bebês, crianças e adolescentes” foi publicada em 2020 e conta com versões impressa e digital. 

A SME também conta com o Gabinete Integrado de Proteção Escolar (GIPE), responsável por coordenar o Comitê de Proteção Escolar e desenvolver ações de promoção e prevenção que garantam ambientes escolares seguros, acolhedores e protegidos contra diferentes formas de violência. O trabalho envolve articulação com equipes educacionais e demais órgãos da rede de proteção, fortalecendo o cuidado integral com bebês, crianças e adolescentes. 

Projetos nas unidades

Como exemplo das ações desenvolvidas nas unidades educacionais da Rede, o CEI Baronesa de Limeira realizou, na última sexta-feira (15), uma mobilização dentro da campanha Maio Laranja voltada ao enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. 

A programação contou com uma caminhada em defesa das crianças, envolvendo comunidade escolar, famílias e equipe pedagógica. Antes da atividade, os participantes acompanharam um momento de conversa e orientação com especialista convidada, reforçando a importância da proteção da infância, do cuidado e da garantia de direitos. 

A iniciativa buscou ampliar o diálogo com as famílias sobre prevenção às violências, fortalecimento da rede de proteção e construção de ambientes seguros e acolhedores para bebês e crianças desde a primeira infância. A ação também reforçou o papel da escola como espaço de escuta, acolhimento e conscientização da comunidade escolar sobre temas relacionados à proteção integral das crianças. 

Realizada há quatro anos, a passeata marca a culminância do projeto “Diálogos que Protegem”, desenvolvido pela unidade a partir do documento interno “Meu corpo, meu tesouro”. O trabalho envolve cerca de 300 crianças dos agrupamentos infantis e promove práticas pedagógicas com literatura adequada, atividades lúdicas e rodas de conversa, aproximando educadores, crianças e famílias em torno da construção de uma cultura de proteção e cuidado. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
Grupo de pessoas participa de uma roda de conversa em uma sala iluminada. Os participantes estão sentados em círculo, segurando cadernos e materiais para anotações, em momento de diálogo e escuta. Ao fundo, há uma estante repleta de livros e grandes janelas que permitem a entrada de luz natural.
Fotografia de uma professora com os bebês na sala.

Prefeitura de São Paulo autoriza nomeação de 1.139 profissionais da educação

Publicado em: 12/06/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes sentados em um auditório assistem a uma projeção sobre sustentabilidade. Na tela aparecem o símbolo da reciclagem e uma muda de planta. Elementos relacionados à educação ambiental, como lixeiras para coleta seletiva e ilustrações de árvores, compõem o ambiente.

Narrativas do Clima mobiliza escolas para reflexão sobre resíduos e sustentabilidade

Publicado em: 12/06/2026 11h17 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Quatro adultos estão na frente de uma sala de aula falando com estudantes adolescentes

Pesquisadores de Stanford conhecem a Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 11/06/2026 12h47 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 4 5 6 1.673