Notícias

Maio Laranja: Rede Municipal fortalece ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Ações pedagógicas, formação de profissionais e ampliação da rede de proteção são pilares das iniciativas de conscientização e prevenção desenvolvidas nas unidades educacionais da capital 

Publicado em: 18/05/2026 12h19 | Atualizado em: 22/05/2026
Fotografia mostra um cartaz com a frase "Proteja nossas crianças".

Celebrado em 18 de maio, o Maio Laranja, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, mobiliza instituições em todo o país em ações de conscientização, prevenção e enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes. Na Rede Municipal de Ensino (RME) de São Paulo, o tema integra ações permanentes de proteção à infância, alinhadas ao Currículo da Cidade, que reconhece a infância como etapa fundamental do desenvolvimento humano e reforça o compromisso da escola com a garantia de direitos, o respeito às infâncias e a formação integral dos estudantes.

Na cidade de São Paulo, as ações permanentes estão voltadas à proteção integral das crianças e adolescentes, promovendo o fortalecimento da escuta, do acolhimento e da construção de ambientes seguros nas unidades educacionais da rede. Entre as ações de destaque da SME está a publicação do documento “Conhecer para Proteger – enfrentando a violência na primeira infância”, disponibilizado em versão online. O material pioneiro foi desenvolvido para apoiar educadores e equipes gestoras na identificação de sinais de violência, no acolhimento das crianças e no fortalecimento das estratégias de proteção dentro das unidades educacionais. 

Em dezembro do ano passado, a Secretaria também apresentou a versão impressa do material, ampliando o acesso ao conteúdo e fortalecendo o trabalho pedagógico e intersetorial voltado à prevenção e ao enfrentamento das violências na primeira infância. A primeira edição do “Conhecer para Proteger: enfrentando a violência contra bebês, crianças e adolescentes” foi publicada em 2020 e conta com versões impressa e digital. 

A SME também conta com o Gabinete Integrado de Proteção Escolar (GIPE), responsável por coordenar o Comitê de Proteção Escolar e desenvolver ações de promoção e prevenção que garantam ambientes escolares seguros, acolhedores e protegidos contra diferentes formas de violência. O trabalho envolve articulação com equipes educacionais e demais órgãos da rede de proteção, fortalecendo o cuidado integral com bebês, crianças e adolescentes. 

Projetos nas unidades

Como exemplo das ações desenvolvidas nas unidades educacionais da Rede, o CEI Baronesa de Limeira realizou, na última sexta-feira (15), uma mobilização dentro da campanha Maio Laranja voltada ao enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. 

A programação contou com uma caminhada em defesa das crianças, envolvendo comunidade escolar, famílias e equipe pedagógica. Antes da atividade, os participantes acompanharam um momento de conversa e orientação com especialista convidada, reforçando a importância da proteção da infância, do cuidado e da garantia de direitos. 

A iniciativa buscou ampliar o diálogo com as famílias sobre prevenção às violências, fortalecimento da rede de proteção e construção de ambientes seguros e acolhedores para bebês e crianças desde a primeira infância. A ação também reforçou o papel da escola como espaço de escuta, acolhimento e conscientização da comunidade escolar sobre temas relacionados à proteção integral das crianças. 

Realizada há quatro anos, a passeata marca a culminância do projeto “Diálogos que Protegem”, desenvolvido pela unidade a partir do documento interno “Meu corpo, meu tesouro”. O trabalho envolve cerca de 300 crianças dos agrupamentos infantis e promove práticas pedagógicas com literatura adequada, atividades lúdicas e rodas de conversa, aproximando educadores, crianças e famílias em torno da construção de uma cultura de proteção e cuidado. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
Fotografia de uma mulher e uma crianças de costas pintando o muro para copa. Predominam as cores azul, verde e amarelo.

Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades

Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de um encontro formativo realizado em auditório. Em primeiro plano, participantes sentados acompanham a atividade. Ao fundo, uma mulher em pé segura um microfone e fala ao público, enquanto outras seis pessoas estão sentadas em poltronas compondo uma mesa de debate. Ao lado do grupo, há uma tela de projeção com a identificação do evento. O ambiente é amplo, iluminado e reúne educadores e gestores em momento de formação e troca de experiências.

RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática 

Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação

Palco com duas pessoas em uma mesa de madeira e um telão branco de fundo
1 2 3 4 1.673