Notícias

Celebração marca os 90 anos da Educação Infantil na Rede Municipal e os 100 anos da Biblioteca Mário de Andrade

Evento reuniu educadores, estudantes e convidados em um dia de atividades culturais, memória e reflexão sobre o papel da infância e da educação pública na cidade de São Paulo

Publicado em: 31/10/2025 12h23 | Atualizado em: 03/11/2025
Fotografia com Maria Silvia Bacila, secretária executiva pedagógica, na comemoração dos 90 Anos Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino, na Biblioteca Mário de Andrade.

Maria Silvia Bacila, secretária executiva pedagógica, celebrou os 90 anos da Educação Infantil paulistana e o legado dos parques infantis.

A Secretaria Municipal de Educação celebrou, nesta quinta-feira (30), os 90 anos da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino e o centenário da Biblioteca Mário de Andrade (BMA). O evento, realizado na própria biblioteca, contou com a participação de educadores, ex-educadores dos antigos Parques Infantis, estudantes da Academia Estudantil de Letras (AEL), representantes das unidades de Educação Infantil da rede, formadores e diretores das Divisões Pedagógicas (DIPEDs), além de autoridades.

Pela manhã, crianças da Academia Estudantil de Letras (AEL) participaram de uma visita mediada com o Núcleo Educativo da BMA, em uma programação especial que incluiu atividades lúdicas e brincantes. Eles foram recebidos pelas palhaças Frô e Sol, jovens monitoras da biblioteca, e participaram de contação de histórias inspirada da obra “Onde moram os livros?”, da Bibliotecas do Brasil, de Daniela Chindler, com destaque para o capítulo dedicado à Biblioteca Mário de Andrade. 

Também fizeram parte das estações de atividades como a do jogo da memória, do quebra-cabeça temático e a oficina de desenho “Mário de Andrade”, ações realizadas pelas equipes do Centro de Multimeios da SME. Durante todo o dia, o público pôde visitar a exposição virtual “Parques Infantis”, organizada pelo Memorial da Educação Municipal, exibida em várias TVs instaladas nos espaços da Biblioteca.

 No período da tarde, as comemorações seguiram no auditório Mário de Andrade com apresentação cultural do Instituto Baccarelli, seguida da abertura oficial com falas de autoridades da área da educação e da cultura. 

A secretária executiva pedagógica, Maria Silvia Bacila, falou aos presentes sobre o legado de Mário de Andrade e destacou que os parques infantis criados por ele deram origem às escolas municipais de educação infantil (EMEIs). Ela ressaltou ainda que “o avanço da educação infantil exige pesquisa e escuta das realidades para oferecer caminhos e possibilidades de transformação coletiva”.

Fotografia mostra oito pessoas sentadas em cadeiras lado a lado no palco celebrando os 90 Anos Educação Infantil da Rede Municipal, na Biblioteca Mário de Andrade.

Diálogos sobre a “Educação Infantil Hoje” contou com a presença de coordenadores pedagógicos, professora e formadora da Rede Municipal.

A mesa “Memórias dos Parqueanos”, mediada por Rivânia Duarte, diretora da EMEI Dom Pedro I, reuniu ex-parqueanos e ex-educadores dos Parques Infantis para compartilhar lembranças e experiências que marcaram o início da Educação Infantil na cidade. Em seguida, a mesa “Educação Infantil Hoje”, com mediação de Silvana Lapietra, promoveu o diálogo entre coordenadora, professora, diretora e formadora de diferentes segmentos das unidades diretas e parceiras da SME como CEIs, EMEI, CEMEI, EMEBs e CECIs que abordaram os os desafios e conquistas atuais da área.

Esse evento abre as comemorações dos 90 anos da Educação Infantil Paulistana e segue com outras ações nos territórios até dia 7 de novembro e o encerramento será no Theatro São Pedro, na Barra Funda.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
Grupo de pessoas participa de uma roda de conversa em uma sala iluminada. Os participantes estão sentados em círculo, segurando cadernos e materiais para anotações, em momento de diálogo e escuta. Ao fundo, há uma estante repleta de livros e grandes janelas que permitem a entrada de luz natural.
Fotografia de uma professora com os bebês na sala.

Prefeitura de São Paulo autoriza nomeação de 1.139 profissionais da educação

Publicado em: 12/06/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes sentados em um auditório assistem a uma projeção sobre sustentabilidade. Na tela aparecem o símbolo da reciclagem e uma muda de planta. Elementos relacionados à educação ambiental, como lixeiras para coleta seletiva e ilustrações de árvores, compõem o ambiente.

Narrativas do Clima mobiliza escolas para reflexão sobre resíduos e sustentabilidade

Publicado em: 12/06/2026 11h17 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Quatro adultos estão na frente de uma sala de aula falando com estudantes adolescentes

Pesquisadores de Stanford conhecem a Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 11/06/2026 12h47 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 4 5 6 1.673