Notícias

Celebração marca os 90 anos da Educação Infantil na Rede Municipal e os 100 anos da Biblioteca Mário de Andrade

Evento reuniu educadores, estudantes e convidados em um dia de atividades culturais, memória e reflexão sobre o papel da infância e da educação pública na cidade de São Paulo

Publicado em: 31/10/2025 12h23 | Atualizado em: 03/11/2025
Fotografia com Maria Silvia Bacila, secretária executiva pedagógica, na comemoração dos 90 Anos Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino, na Biblioteca Mário de Andrade.

Maria Silvia Bacila, secretária executiva pedagógica, celebrou os 90 anos da Educação Infantil paulistana e o legado dos parques infantis.

A Secretaria Municipal de Educação celebrou, nesta quinta-feira (30), os 90 anos da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino e o centenário da Biblioteca Mário de Andrade (BMA). O evento, realizado na própria biblioteca, contou com a participação de educadores, ex-educadores dos antigos Parques Infantis, estudantes da Academia Estudantil de Letras (AEL), representantes das unidades de Educação Infantil da rede, formadores e diretores das Divisões Pedagógicas (DIPEDs), além de autoridades.

Pela manhã, crianças da Academia Estudantil de Letras (AEL) participaram de uma visita mediada com o Núcleo Educativo da BMA, em uma programação especial que incluiu atividades lúdicas e brincantes. Eles foram recebidos pelas palhaças Frô e Sol, jovens monitoras da biblioteca, e participaram de contação de histórias inspirada da obra “Onde moram os livros?”, da Bibliotecas do Brasil, de Daniela Chindler, com destaque para o capítulo dedicado à Biblioteca Mário de Andrade. 

Também fizeram parte das estações de atividades como a do jogo da memória, do quebra-cabeça temático e a oficina de desenho “Mário de Andrade”, ações realizadas pelas equipes do Centro de Multimeios da SME. Durante todo o dia, o público pôde visitar a exposição virtual “Parques Infantis”, organizada pelo Memorial da Educação Municipal, exibida em várias TVs instaladas nos espaços da Biblioteca.

 No período da tarde, as comemorações seguiram no auditório Mário de Andrade com apresentação cultural do Instituto Baccarelli, seguida da abertura oficial com falas de autoridades da área da educação e da cultura. 

A secretária executiva pedagógica, Maria Silvia Bacila, falou aos presentes sobre o legado de Mário de Andrade e destacou que os parques infantis criados por ele deram origem às escolas municipais de educação infantil (EMEIs). Ela ressaltou ainda que “o avanço da educação infantil exige pesquisa e escuta das realidades para oferecer caminhos e possibilidades de transformação coletiva”.

Fotografia mostra oito pessoas sentadas em cadeiras lado a lado no palco celebrando os 90 Anos Educação Infantil da Rede Municipal, na Biblioteca Mário de Andrade.

Diálogos sobre a “Educação Infantil Hoje” contou com a presença de coordenadores pedagógicos, professora e formadora da Rede Municipal.

A mesa “Memórias dos Parqueanos”, mediada por Rivânia Duarte, diretora da EMEI Dom Pedro I, reuniu ex-parqueanos e ex-educadores dos Parques Infantis para compartilhar lembranças e experiências que marcaram o início da Educação Infantil na cidade. Em seguida, a mesa “Educação Infantil Hoje”, com mediação de Silvana Lapietra, promoveu o diálogo entre coordenadora, professora, diretora e formadora de diferentes segmentos das unidades diretas e parceiras da SME como CEIs, EMEI, CEMEI, EMEBs e CECIs que abordaram os os desafios e conquistas atuais da área.

Esse evento abre as comemorações dos 90 anos da Educação Infantil Paulistana e segue com outras ações nos territórios até dia 7 de novembro e o encerramento será no Theatro São Pedro, na Barra Funda.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Palco com duas pessoas em uma mesa de madeira e um telão branco de fundo
Arte da Proteção Escolar com o título “Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital”. A imagem mostra uma educadora conversando com adolescentes, acompanhada de símbolos de segurança digital, redes sociais e proteção online.

Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital 

Publicado em: 17/06/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor De Educação Infantil com grupo de bebês em unidade educacional

Convocação de 1.139 profissionais fortalece a Rede Municipal de Ensino 

Publicado em: 16/06/2026 6h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de estudantes e educadoras reunido em atividade de campo próxima ao Córrego Jacupeval. Os participantes posam para foto em área urbana, durante ação de educação ambiental e estudo do território.

Córrego Jacupeval vira sala de aula para estudantes da EMEF Antônio Duarte 

Publicado em: 16/06/2026 4h30 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Arte de divulgação do Seminário “Leitura e Escrita como dimensão transversal do Currículo da Cidade”, com fotografia de educadores em atividade formativa e elementos gráficos nas cores azul e laranja.

Seminário de Leitura e Escrita reúne educadores para discutir práticas em diferentes áreas do conhecimento 

Publicado em: 16/06/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 2 3 4 5 1.673