Notícias

III Festival Rainhas do Tabuleiro celebra protagonismo feminino no xadrez escolar

Evento reunirá mais de 500 meninas e professoras da Rede Municipal em um dia dedicado ao xadrez e à valorização da presença feminina no esporte

Publicado em: 06/11/2025 12h10 | Atualizado em: 06/11/2025
Fotografia com o fundo bege e o texto "III Festival Rainhas Do Tabuleiro"

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) e do Programa Jogos de Tabuleiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), realiza no dia 8 de novembro, das 10h às 17h, o III Festival Rainhas do Tabuleiro, no CEU Sapopemba.

O Festival, voltado exclusivamente ao público feminino, integra as ações do Projeto Mulher no Esporte, desenvolvido pela Divisão de Esporte, Corpo e Movimento (DIESP). A iniciativa tem como objetivo estimular e ampliar a participação de meninas e mulheres nas atividades de jogos de tabuleiro, promovendo o empoderamento e o protagonismo feminino também no campo esportivo.

Ao longo do dia, o evento contará com jogos de xadrez nas categorias do Sub-8 ao Sub-18, Livre e Professoras, reunindo mais de 500 participantes entre estudantes e educadoras das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs). Além das partidas, estão previstas ações pedagógicas e lúdicas.

A programação tem início às 8h30, com a chegada das delegações e autoridades, seguida da abertura oficial às 10h, que contará com representantes da SME, da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), de consulados, do CEU Sapopemba e das Diretorias Regionais. A árbitra principal Joara Chaves fará a fala inaugural antes do início dos jogos. A premiação das vencedoras está prevista para o final da tarde, entre 16h e 17h.

O Festival Rainhas do Tabuleiro é uma celebração da força, da inteligência e da presença feminina no universo dos jogos de tabuleiro, reforçando o compromisso da Rede Municipal de Ensino com a promoção da igualdade de gênero e o incentivo à participação das mulheres no esporte e na educação.

Serviço
Data: 8 de novembro de 2025
Horário: 10h às 17h
Local: CEU Sapopemba – Rua Manuel Quirino de Mattos, s/nº, Jardim Sapopemba

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Kit Material E Uniforme

SME libera 5º lote de créditos para material e uniforme escolar na Rede Municipal

Publicado em: 19/03/2026 4h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de várias mulheres do projeto

CEU Paraisópolis recebe rodas de conversa da Associação Potência Feminina, que reúne mais de 500 mulheres

Publicado em: 19/03/2026 10h03 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Placa de premiação em acrílico com o texto “Prêmio Excelência Educacional – Escola Destaque no Estado 2025”, do programa Alfabetiza Juntos SP. O troféu está apoiado sobre uma base, em ambiente interno.
Grupo de estudantes em passeata escolar segura cartazes com mensagens, sorrindo e participando ativamente da mobilização. Na parte inferior, mais alunos organizados na rua, alguns com coletes laranja, acompanham a atividade em grupo.

Estudantes da EMEF Antenor Nascentes fazem passeata de conscientização do Mês da Mulher 

Publicado em: 18/03/2026 3h30 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Banner com fundo laranja e o texto “Prêmio Professor Porvir” em destaque, em letras grandes e claras. Abaixo, três imagens mostram estudantes em atividade externa, lendo livors e circulando em uma feira ao ar livre.

Professora é finalista da 3ª edição do Prêmio Porvir com projeto de literatura preta e indígena

Publicado em: 18/03/2026 1h03 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1 37 38 39 40 41 1.674