Notícias

Elas voam aqui e acolá… Maritacas no nosso quintal

Projeto surgiu a partir da curiosidade das crianças sobre os pássaros que visitavam a EMEI Maria Helena Barbosa Martins

Publicado em: 27/03/2019 16h31 | Atualizado em: 30/11/2020

MARITACA_740X430.jpg

“Elas voam aqui e acolá… Maritacas no nosso quintal” foi o tema do projeto de estudos das crianças do Infantil II durante o ano de 2018 na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Maria Helena Barbosa Martins, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera.

As professoras Jaqueline Calado e Jussara Nascimento explicam que estavam realizando um projeto com outra temática quando perceberam o interesse das crianças em relação às aves que estavam na árvore, às quais chamavam de “ararás coloridas”. “Em meio às brincadeiras no parque, os alunos passaram a observar os pássaros barulhentos que todos os dias pousavam nas árvores próximas”, contou Jaqueline. “No dia seguinte, a cena se repetiu. As crianças subiam no brinquedo e gritavam ‘ararás coloridas’, ‘ararás coloridas’”.

A partir do interesse demonstrado pelas crianças, as professoras resolveram concluir o projeto que estava em andamento e decidiram pesquisar sobre as aves, dando início ao projeto que dá nome a esta matéria. Durante a pesquisa inicial, descobriu-se que não se tratavam de araras e, sim, maritacas. “Foi então que levamos imagens, gravação do som emitido e informações sobre o seu habitat e hábitos na natureza”, explica Jussara.

Por meio do projeto, momentos de aprendizado e vivências que vão além da sala de aula foram oportunizados às crianças. “As atividades enriquecem, confirmam e complementam as descobertas decorrentes das pesquisas e estudos realizados, favorecendo a aprendizagem significativa e o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a construção do conhecimento”, observa a professora.

Para as primeiras atividades, as crianças passaram a interagir com uma maritaca feita de crochê, escolhida para ser a mascote da turma e do projeto. Após votação, a mascote recebeu o nome de “Vick”. As professoras realizaram roda de conversa para saber o porquê dessas maritacas estarem na escola e as crianças foram rápidas em levantar a hipótese que a causa eram as amoreiras que existem na área externa da unidade.

Na segunda etapa do projeto, provocados por questões como “As maritacas voam, por quê?” e “Dá para ver o vento?”, as crianças passaram a formular hipóteses e a despertar curiosidades, passando as professoras a criar situações de aprendizagem que valorizavam o protagonismo infantil.

Para a primeira questão, eles puderam sentir o vento produzido pelo ventilador e também o natural nas áreas externas da escola. Observaram a movimentação das nuvens, o balanço das folhas das árvores e correram com tecidos. “Propusemos também que andassem pela escola assoprando materiais utilizando um canudo, tentando movê-los com o vento que produziam”, relata Jussara.

No final do ano letivo, as crianças produziram e apresentaram uma peça teatral sobre a chegada da Vick. “Eu e a Jussara costumamos dizer que o projeto não se encerrou. Ele permanece vivo no coração de cada criança que o viveu. Crianças que foram protagonistas de suas aprendizagens, crianças potentes que pesquisaram, elaboraram hipóteses e viveram experiências que fizeram seus corações e mentes sonharam”, conclui Jaqueline.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Notícias Site

Tenda ‘Mulheres na Educação’ é montada na Praça das Artes

Publicado em: 07/03/2024 6h33 - em Secretaria Municipal de Educação

Arte com uma silhueta feminina na lateral esquerda. No centro se lê

SME celebra o Dia da Mulher com programação gratuita focada na inserção feminina nos esportes

Publicado em: 06/03/2024 10h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de três estudantes do Ensino Médio da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Derville Allegretti. As três estudantes estão sentadas em frente a mesas na sala de aula. A menina que está em primeiro plano olha para o computador e está com a mão no touchpad. As outras duas escrevem em seus cadernos.
Foto com a escrita

Inscrições abertas para a 9ª edição do Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero

Publicado em: 04/03/2024 11h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo em mosaico colorido em tons de lilás, azul e verde, onde se lê
1 36 37 38 39 40 1.465