Notícias

Servidores podem se inscrever em curso internacional sobre construção de ferramentas pedagógicas para inclusão

Inscrições online podem ser feitas até 31 de julho

Publicado em: 29/07/2022 12h15 | Atualizado em: 29/07/2022

 

Professora ao lado de uma estudante. Elas olham para o caderno que está sobre a mesa onde a professora mostra algo com o dedo.

Os servidores de Rede Municipal de Ensino podem se inscrever para o curso internacional “A construção de ferramentas pedagógicas para a inclusão e o desenvolvimento profissional como eixos dos desafios do século XXI”, uma parceria obtida pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais junto à Coalizão Latino-Americana e Caribenha de Cidades contra o Racismo, a Discriminação e a Xenofobia (Coalizão LAC).

O curso possui o objetivo de promover a capacitação do coletivo docente para que possam adquirir ferramentas pedagógicas que facilitem a educação inclusiva e que permita a detecção de situações de vulnerabilidade dos direitos de alunos e alunas em razão de discriminação, assim como sua prevenção e futura erradicação, promovendo o respeito pela diversidade em todas suas formas.

Com a formação os profissionais poderão reconhecer prováveis ​​situações de discriminação em sala de aula, resolver situações de discriminação no ambiente educacional, e elaborar sequências didáticas, propostas pedagógicas e atividades escolares que promovam a inclusão e respeito a todas as diversidades, ajudando cada aluno a atingir o seu máximo.

Podem participar professores, gestores e profissionais da educação de todas as áreas e níveis que têm interesse pelo tema e querem adquirir conhecimentos vinculados à integração educacional de todas as pessoas, com foco na perspectiva dos Direitos Humanos, considerando o acesso à educação como um direito fundamental, consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O curso é livre, gratuito e ocorre de forma totalmente virtual. O conteúdo programático está dividido em 12 aulas, com avaliações práticas de cada aula e uma avaliação final que consiste em um trabalho prático integrador.

Ao longo do curso, os docentes darão duas palestras síncronas pelo Zoom, uma de apresentação e outra para esclarecer dúvidas sobre a avaliação final. Estas aulas não são obrigatórias e ficarão gravadas na plataforma, porém são recomendadas, principalmente, a primeira, que irá explicar todo o funcionamento do curso.

Receberá certificado de participação quem completar 8 das 12 aulas aprovadas com nota mínima de 60%, e certificado de aprovação quem obtiver aprovação mínima de 60% de todas as aulas e realizar o projeto final.

Ficou interessado em participar? O prazo de inscrição vai até o próximo domingo, dia 31 de julho. Clique aqui e faça já sua inscrição.

Módulos do curso

  • Violência escolar como produto de práticas discriminatórias;
  • Diversidade sexual: eliminação de estereótipos de gênero em sala de aula;
  • Abordagem inclusiva do ensino em ambientes de diversidade racial.

A maior parte do curso é ministrada em espanhol, porém o terceiro módulo ‘Abordagem inclusiva do ensino em contexto de diversidade racial’ será ministrado em português. Ele tem conexão com o que está sendo planejado no Projeto São Paulo: Farol de Combate ao Racismo Estrutural, que é conduzido pelas secretarias municipais de Relações Internacionais e Educação, em parceira com a UNESCO.

Cronograma

1º de agosto – Início do curso

24 de outubro – Término do curso

7 de novembro – Entrega do trabalho final

21 a 28 de novembro – Entrega de certificados

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem da Revista Magistério especial AEL.

AEL comemora 15 anos e ganha edição especial da Revista Magistério

Publicado em: 12/01/2021 11h46 - em Academia Estudantil de Letras

Professora Integarindo Com Bebê
Classificação prévia de candidatos à contratação como Professor de Educação Infantil é divulgada
Edgard Antunes e Rafael Antunes são entrevistados no dia 27 de novembro, às 15 horas, por Thaynara e Paloma da EMEF Ayres Martins Torres, Vitória e Letícia, da EMEF Aguas de Março, Williami, da EMEF Benedito Calixto, Thalita, da EMEF Carlos Chagas, e Ricardo, da EMEF Guimarães Rosa.

TCA termina 2020 com live com SLAM Perplexo

Publicado em: 18/12/2020 4h49 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Print da live feita pela plataforma Google For Education com a mediadora Paula Miranda, a entrevistada Priscilla Kelly de Jesus, e a interprete de Libras Lillian. Há também duas fotos de uma sala de aula branca com crianças brincando com um tambor, cinco crianças fazendo trenzinho e dançando. Além disso, também tem duas meninas com panelas de brinquedo num canto da primeira foto. Na segunda foto temos crianças sentadas desenhando, e outras girando uma bola

A importância da reinvenção do espaço da sala de aula

Publicado em: 18/12/2020 4h44 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

1 376 377 378 379 380 1.495