Notícias

TCA termina 2020 com live com SLAM Perplexo

Ano foi de dificuldades, mas o trabalho foi considerado um sucesso

Publicado em: 18/12/2020 16h49 | Atualizado em: 09/09/2022

O Trabalho Colaborativo de Autoria fez no dia 27 de novembro, a sua última live do ano. Os convidados foram Edgard Antunes e Rafael Antunes Marcelino, do SLAM Perplexo. Foram quatro eventos durante o ano, cada um com uma participação especial e com rotatividade com os alunos da EMEF da DRE Itaquera. Mais uma vez mostrando a força do protagonismo juvenil em um ano tão difícil.

Desde 2017, a DRE Itaquera atua com professores tutores do TCA para discussão e desenvolvimento de projetos com os alunos de forma rotineira. Mas em 2020, as dificuldades pareciam passar por cima dos trabalhos. Então, foi necessário se reinventar para levantar temas que protagonizassem o protagonismo dos estudantes.

Em agosto de 2020 aconteceu o primeiro evento ao com a formadora Ana Regina Barbosa Spinardi falando sobre o estudo remoto, um sucesso na transmissão do youtube. No mês seguinte foi a vez do escritor Rodrigo Ciriaco. Professores ajudavam na organização, mas a mediação e as perguntas eram todas feitas pelos alunos das próprias EMEFs.

Edgard Antunes e Rafael Antunes são entrevistados no dia 27 de novembro, às 15 horas, por Thaynara e Paloma da EMEF Ayres Martins Torres, Vitória e Letícia, da EMEF Aguas de Março, Williami, da EMEF Benedito Calixto, Thalita, da EMEF Carlos Chagas, e Ricardo, da EMEF Guimarães Rosa.
Edgard Antunes e Rafael Antunes fazem parte do SLAM Perplexo, e participaram em novembro de evento do TCA.

Em outubro, Ayla Julia Ferreira dos Santos, da EMEF Professora Ana Silveira Pereira, que fica na DRE Campo Limpo, e a jornalista Januária Cristina Alves falaram sobre Fake News. Assim, o ano terminou falando sobre SLAM, competição de batalha de poesias, que pode ser uma ferramenta pedagógica, e acontece em saraus com, geralmente, temas relacionados à sociedade como amor, família, sentimentos e muito mais.

O SLAM Perplexo fica na Zona Leste de São Paulo, e é comandado por Edgard Antunes e Rafael Antunes Marcelino, que falaram sobre a linguagem da poesia nessas batalhas e contaram a história do movimento. Assim, finalizando o ano com chave de ouro o ano do TCA mostrando a potência da voz dos estudantes, e mais do que isso, destacando a autonomia dos jovens para poder ter espaço para demonstrar suas ideias e fortalecer seu potencial.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes sentados na quadra jogando vôlei sentado.

DRE São Miguel realiza 1º Festival de Vivências Paralímpicas

Publicado em: 07/12/2022 8h24 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Imagem onde se lê

SME realiza I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade

Publicado em: 07/12/2022 8h18 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.302