Notícias

A importância da reinvenção do espaço da sala de aula

Professora da CEI Missionária Dorothy Stang mostra como otimizar as salas ajudam no desenvolvimento das crianças

Publicado em: 18/12/2020 16h44 | Atualizado em: 09/09/2022
Print da live feita pela plataforma Google For Education com a mediadora Paula Miranda, a entrevistada Priscilla Kelly de Jesus, e a interprete de Libras Lillian. Há também duas fotos de uma sala de aula branca com crianças brincando com um tambor, cinco crianças fazendo trenzinho e dançando. Além disso, também tem duas meninas com panelas de brinquedo num canto da primeira foto. Na segunda foto temos crianças sentadas desenhando, e outras girando uma bola
A otimização dos espaços pode dar mais liberdade para todas as crianças

Na IV Jornada Pedagógica da Educação Infantil, que ocorreu no dia 4 de dezembro, a DRE Itaquera esteve presente com a professora Priscila Kelly de Jesus, da CEI Dorothy Stang. Em 30 minutos de live ela abordou o tema “Reinvenção do espaço em movimento: a escuta das crianças e a práticas das professoras”. Assim, demonstrando como é importante remodelarem os espaços das salas de aula para que os alunos se sintam mais confortáveis dentro da escola. Sendo assim, realmente o espaço um terceiro educador.

O projeto nasceu de vez em 2019 com as professoras Priscila Kelly de Jesus, que participou da live, e Denise Beraldo Valente após serem atribuídas para o MG-II. A partir dali os desenhos do projeto começaram a sair, em seguida, a gestão da CEI aceitou e começou a construção do novo mobiliário.

Tiveram doações para essa nova de sala, mas tudo isso passou por um critério para ver o que seria aproveitado, desde a redução de materiais em excessos ao melhor aproveitamento dessas ferramentas. Representatividade cultural, facilidade das crianças e algo esteticamente agradável. Assim, os pontos desse local estavam claros. Um espaço otimizado, que promovesse autonomia e ampliasse a comunicação com as famílias de forma clara.

Em determinado dia, em 20 metros quadrados, 18 crianças se espalhavam entre descanso, brincadeiras e desenhos. Todas no mesmo local, mas em espaços diferentes, fazendo atividades distintas. Para isso acontecer, mesas e armários foram retirados e deram espaços à baús para guardar materiais, ao vão livre, além de um local para ter exposições. Dessa forma, o espaço para descanso aumentou, o para brincadeiras também, os brinquedos tinham seus lugares, assim como, os materiais de aula.

A saber, a CEI Missionária Dorothy Stang pertence a DRE Itaquera e fica na Rua Joaquim Antônio de Souza, 61, no bairro Cidade Líder.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mão fazendo o sinal de libras seguida da palavra LIBRAS

SME abre credenciamento para instrutores, intérpretes e guias-intérpretes de Libras/Língua Portuguesa

Publicado em: 30/11/2022 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

SAEL 50 Anos

SME celebra os 50 anos das Salas de Leitura nas escolas municipais

Publicado em: 29/11/2022 6h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes surdos fazem filmagens utilizando câmera filmadora - Cinema

Alunos surdos da EMEF Candida Dora Pino Pretini produzem curta-metragem

Publicado em: 29/11/2022 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.299