Notícias

A importância da reinvenção do espaço da sala de aula

Professora da CEI Missionária Dorothy Stang mostra como otimizar as salas ajudam no desenvolvimento das crianças

Publicado em: 18/12/2020 16h44 | Atualizado em: 09/09/2022
Print da live feita pela plataforma Google For Education com a mediadora Paula Miranda, a entrevistada Priscilla Kelly de Jesus, e a interprete de Libras Lillian. Há também duas fotos de uma sala de aula branca com crianças brincando com um tambor, cinco crianças fazendo trenzinho e dançando. Além disso, também tem duas meninas com panelas de brinquedo num canto da primeira foto. Na segunda foto temos crianças sentadas desenhando, e outras girando uma bola

A otimização dos espaços pode dar mais liberdade para todas as crianças

Na IV Jornada Pedagógica da Educação Infantil, que ocorreu no dia 4 de dezembro, a DRE Itaquera esteve presente com a professora Priscila Kelly de Jesus, da CEI Dorothy Stang. Em 30 minutos de live ela abordou o tema “Reinvenção do espaço em movimento: a escuta das crianças e a práticas das professoras”. Assim, demonstrando como é importante remodelarem os espaços das salas de aula para que os alunos se sintam mais confortáveis dentro da escola. Sendo assim, realmente o espaço um terceiro educador.

O projeto nasceu de vez em 2019 com as professoras Priscila Kelly de Jesus, que participou da live, e Denise Beraldo Valente após serem atribuídas para o MG-II. A partir dali os desenhos do projeto começaram a sair, em seguida, a gestão da CEI aceitou e começou a construção do novo mobiliário.

Tiveram doações para essa nova de sala, mas tudo isso passou por um critério para ver o que seria aproveitado, desde a redução de materiais em excessos ao melhor aproveitamento dessas ferramentas. Representatividade cultural, facilidade das crianças e algo esteticamente agradável. Assim, os pontos desse local estavam claros. Um espaço otimizado, que promovesse autonomia e ampliasse a comunicação com as famílias de forma clara.

Em determinado dia, em 20 metros quadrados, 18 crianças se espalhavam entre descanso, brincadeiras e desenhos. Todas no mesmo local, mas em espaços diferentes, fazendo atividades distintas. Para isso acontecer, mesas e armários foram retirados e deram espaços à baús para guardar materiais, ao vão livre, além de um local para ter exposições. Dessa forma, o espaço para descanso aumentou, o para brincadeiras também, os brinquedos tinham seus lugares, assim como, os materiais de aula.

A saber, a CEI Missionária Dorothy Stang pertence a DRE Itaquera e fica na Rua Joaquim Antônio de Souza, 61, no bairro Cidade Líder.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um bebê e uma professora.

Resultados da prova discursiva e classificação prévia de concurso para ATE e PEI são divulgados

Publicado em: 12/04/2024 9h37 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia mostra parte de um rosto feminino com foco na boca em movimento de fala

SME oferece curso voltado à saúde vocal para os educadores da Rede Municipal

Publicado em: 11/04/2024 5h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora Lívia e várias crianças andando de motoca na Praça da república.
Alunos de Dança Cigana do CEU Formosa posam para foto

CEU Formosa promove aulas gratuitas de dança cigana para comunidade

Publicado em: 11/04/2024 4h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Alunas do CEU Parelheiros participam de aula de Afromix. No palco as professoras conduzem a aula.

CEUs oferecem aulas de dança do Afromix em sua programação

Publicado em: 11/04/2024 11h51 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.438