Notícias

Estudantes da Rede Municipal expõem projetos em Mostra de Tecnologias na USP

Evento ainda terá seminários e maratonas de robótica; tema é trabalhado nas escolas municipais desde 2017

Publicado em: 10/11/2022 8h00 | Atualizado em: 10/11/2022
Mostra De Tecnologia da USP

Um arduíno que irriga o solo, lixo eletrônico que vira brinquedo e outros projetos feitos por estudantes da Rede Municipal de São Paulo com stop motion, robótica, itens recicláveis e diferentes linguagens de programação poderão ser conferidos no VII Seminário e Mostra de Tecnologias “Ação Promovendo a Reflexão”, que ocorre nesta quinta-feira (10) e sexta-feira (11), no Centro de Pesquisa e Inovação/ Inova USP.

A mostra reúne trabalhos realizados a partir do conceito de educação maker e aprendizagem criativa, que prevê que o aluno desenvolva soluções com atividades mão na massa. Há exemplos como robôs, projetos criados na impressora 3D, e protótipos de Cidades Inteligentes utilizando e-lixo.

O evento ainda contará com uma série de oficinas e palestras sobre educação maker, uso de tecnologias e recursos digitais, e aprendizagem centrada em problemas e baseadas em projetos. O objetivo é inspirar os educadores e estudantes que se mostram cada vez mais inventivos, criativos e protagonistas de sua aprendizagem.

Para os seminários são esperados professores orientadores de educação digital (POED), professores regentes das variadas áreas de conhecimento, coordenadores pedagógicos, gestores e supervisores da Rede Municipal que já foram previamente inscritos.

Confira aqui a programação de oficinas.

JAM e hackaton

O evento ainda terá a JAM de robótica, que já se tornou uma tradição onde as equipes que mesclam estudantes de diferentes gêneros e idades participam de uma maratona de robótica com oito horas de duração.

Haverá também o hackaton em que os alunos precisam resolver um desafio de programação divididos em equipes de cinco integrantes e um professor responsável.

Embora a programação e o pensamento computacional sejam ferramentas de aprendizagem presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que por isso precisam ser trabalhadas pelas escolas, elas já estavam previstas pelo Currículo da Cidade e são aplicadas na Rede Municipal desde 2017.

VII Seminário e Mostra de Tecnologias
Dias: 10 e 11 de novembro
Horário: 9h às 17h
Centro de Pesquisa e Inovação Inova USP/ Centro de Difusão Internacional (CDI)
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310/370, Butantã, São Paulo

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com fundo claro e borda azul. Ao centro, está o logotipo da COCEU em azul, composto pela palavra “COCEU” em letras maiúsculas e, acima, um elemento gráfico estilizado que lembra uma ave em voo ou uma linha fluida.

Oportunidade para atuar em COCEU

Publicado em: 27/03/2026 2h41 - em CEU e COCEU

Imagem composta de duas fotografias com ações de escolas sobre o

Escolas das zonas Norte e Leste promovem ações no Mês da Mulher

Publicado em: 26/03/2026 3h13 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem com uma compodição de quatro fotografias de faixas pintadas a mão com dizeres sobre violência contra mulher.

Escola faz passeata pelo bairro para denunciar violência contra mulher

Publicado em: 25/03/2026 6h08 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Imagem com o fundo laranja e o texto
Fotografia de seis pessoas adultas sentadas ao redor da mesa conversando. Sobre a mesa papéis, computado e tablets.

SME realiza nova reunião sobre o Programa de Integridade e Boas Práticas

Publicado em: 25/03/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 34 35 36 37 38 1.674