Notícias
Escola Municipal de Ensino Fundamental organiza vivências com escola japonesa de Osaka
EMEF Cidade de Osaka recebeu visita de educadores após atividades com a Escola Primária Tanabe
Publicado em: 02/11/2024 9h11 | Atualizado em: 02/09/2024
Uma comitiva de educadores da cidade de Osaka, Japão, visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cidade de Osaka no dia 23 de agosto. A visita é resultado de uma irmandade entre as duas cidades refletida na educação por meio de uma parceria entre a Escola Primária Tanabe, de Osaka, e a EMEF paulistana.
A comitiva, composta por 22 pessoas, incluindo o vice-prefeito Toru Takahashi, professores e orientadores educacionais japoneses, visitou São Paulo e se deslocou para o Parque São Rafael, zona leste da cidade, para visitar a unidade e ver de perto os trabalhos realizados.
A diretora da EMEF, Solange Vasques, destacou a importância da relação entre as escolas e cidades. “São iniciativas que possibilitam a construção de um sentimento de amizade e solidariedade com culturas que possuem muitas semelhanças na educação”, destacou.
A relação de cidade irmã começou em 1969 e se estendeu entre as duas escolas no ano de 1982, período onde a imigração japonesa para o Brasil era intensa, desde então as unidades vêm realizando a cada 5 anos atividades conjuntas, mesmo estando a mais de 18 mil quilômetros de distância. No ano de 2024 as atividades incluíram uma troca de desenhos temáticos realizados pelos estudantes de ambas as escolas, além da produção de um vídeo com o objetivo de apresentar os espaços e integrar as culturas.
Durante a visita, a comitiva foi recebida pelo Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, que conversou com os educadores sobre as relações das cidades no campo da educação. “Foi uma oportunidade de trocar experiências e destacar a potência da rede municipal para uma das maiores cidades do Japão”, apontou o secretário.
Com os desenhos, os estudantes puderam apresentar as características de suas respectivas cidades, além de enfatizar as percepções brasileiras quanto ao Japão e vice-versa. Os estudantes brasileiros destacaram o Parque do Carmo, próximo a unidade na zona leste, e também a Festas Das Cerejeiras, realizada no parque com a intenção de valorizar a cultura japonesa na cidade. Personagens de animações japonesas consumidas pelos estudantes também foram temas recorrentes nos desenhos.
Os estudantes da escola Tanabe destacaram a integração entre as duas culturas e os principais elementos que destacam Osaka das demais partes do Japão, como o Castelo(Ōsaka-jō), parques de diversões e a comida típica chamada de Takoyaki.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Escola Infantil lança projeto permanente para público-alvo da Educação Especial
Publicado em: 30/03/2026 4h58 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
SME oferece 900 vagas para curso online sobre linguagem e cultura escrita na Educação Infantil
Publicado em: 30/03/2026 4h02 - em EMFORPEF
Fontes de recursos na folha de pagamento dos professores reforçam transparência
Publicado em: 27/03/2026 7h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Escola municipal realiza eleição do Grêmio Estudantil com urnas eletrônicas
Publicado em: 27/03/2026 6h32 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus
“Mês da Mulher”: CMCT de São Miguel Paulista inspira mulheres no desenvolvimento profissional com histórias de superação
Publicado em: 27/03/2026 6h14 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel