Notícias

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Novas ações de combate foram realizadas pela Prefeitura, entre elas, o apoio de Mães Guardiãs que prestarão orientações nas escolas municipais

Publicado em: 18/03/2024 18h22 | Atualizado em: 18/03/2024

Fotografia de profissional fazendo demonstração de combate à dengue - Fumacê
A Prefeitura de São Paulo decretou estado de emergência em saúde pública para a dengue, nesta segunda-feira (18). A capital registra hoje 414 casos confirmados da doença por 100 mil habitantes. Com isso, novas ações foram realizadas, como o apoio de 6,5 mil mães contratadas pelo POT Mães Guardiãs que terão curso de capacitação para orientação nas escolas municipais. 

No início deste mês a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), o Dia D de Mobilização Contra a Dengue nas escolas municipais da capital, que aconteceu simultaneamente ao Dia D de mobilização estadual contra as arboviroses urbanas, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo.

A ocasião contou com ações educativas de prevenção e combate à dengue em escolas e Centros Educacionais Unificados (CEUs), e envolveu a distribuição de um milhão de folders informativos a serem distribuídos aos estudantes, além de programação especial com a presença do secretário municipal da Saúde e dos coordenadores regionais de Saúde.

Inspiradas nas ações que aconteceram no Dia D, as unidades educacionais da Rede Municipal de Educação realizam diversas ações sobre a conscientização ao combate à dengue, a fim de informar a comunidade, por meio das crianças e jovens. Na EMEF Benedito Calixto, por exemplo, as turmas dos nonos anos promoveram oficinas para os estudantes dos quartos anos e confeccionaram armadilhas para o mosquito que foram espalhadas por toda a escola.

Já no CEI Elza Soares, da DRE São Mateus, as crianças fizeram uma caminhada em torno do Centro e entregaram panfletos que elas mesmas produziram sobre o combate à dengue. E na EMEI Jardim Premiano, as crianças confeccionaram mosquitos da dengue e depois foram para a área externa da unidade colocar o mosquito em possíveis pontos de foco da dengue.

Esses são só alguns exemplos do que as escolas da rede municipal estão fazendo para promover a conscientização ao combate à dengue. O tema é abordado cotidianamente no ambiente escolar, explicando formas de combate e a importância de ficar atento aos possíveis focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue. 

Confira, abaixo, as novas ações realizadas pela Prefeitura de São Paulo no enfrentamento à dengue:

  • Ampliação no horário de atendimento em todas as 80 AMAs (Assistência Médica Ambulatorial). A partir de segunda-feira, dia 18, essas unidades passam a ter três horas a mais de atendimento todos os dias, ficando abertas até 22h;
  • Reforço de 3,2 mil mulheres contratadas pelo Programa Operação Trabalho (POT). Elas passarão por treinamento e estarão distribuídas nas 32 subprefeituras; 
  • Apoio de 6,5 mil mães contratadas pelo POT Mães Guardiãs que terão curso de capacitação para orientação nas escolas municipais; 
  • Mais 30 veículos de nebulização, elevando o número total para 96; 
  • Reforço na campanha de conscientização, com faixas em cruzamentos de vias, terminais de ônibus e dentro dos coletivos e 
  • Novas tendas para atendimento de pessoas com sintoma, em Itaquera e São Miguel Paulista.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizou em seu site roteiros para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, clique e acesse estes materiais:

Fique atento aos possíveis focos e confira esses e outros materiais no site da Secretaria Municipal de Saúde. 

Clique aqui e confira um vídeo com orientações básicas sobre como prevenir criadouros do Aedes aegypti, feito por um profissional da Secretaria Municipal de Saúde e uma Guardiã da Alimentação Escolar. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Roda de conversa de crianças pequenas sentadas no chão com a professora para leitura de uma história.

Escola Infantil lança projeto permanente para público-alvo da Educação Especial 

Publicado em: 30/03/2026 4h58 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Curso Linguagem Cultura Escrita
Imagem de uma pessoa vista de perfil, escrevendo a palavra “Educação” em um quadro branco com uma caneta preta. A pessoa tem cabelo preso e veste uma jaqueta jeans. A palavra está escrita em letra cursiva, em destaque no centro da imagem. Ao fundo, o cenário é claro e minimalista, com um detalhe em degradê azul no canto superior direito, conferindo um aspecto institucional e limpo.

Fontes de recursos na folha de pagamento dos professores reforçam transparência

Publicado em: 27/03/2026 7h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Imagem de um jovem sorridente, em ambiente interno, ao lado de uma cabine de votação. Ele usa óculos, camiseta clara com a palavra “VOTE” e o número “8” escritos à mão, além de um nome abaixo, sugerindo apoio a uma candidatura. Ao lado, há uma estrutura de papelão branca com as inscrições “Justiça Eleitoral” e “Cabina de Votação”, com o símbolo oficial ao centro. A cabine está posicionada sobre uma mesa, onde também é possível ver parte de um equipamento eletrônico. O cenário remete a um processo de votação escolar, como eleições de grêmio estudantil.

Escola municipal realiza eleição do Grêmio Estudantil com urnas eletrônicas 

Publicado em: 27/03/2026 6h32 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem de imagens em ambiente de cozinha profissional. Na parte superior, um grupo de aproximadamente quinze pessoas posa sorrindo para a câmera, vestindo aventais e toucas, ao redor de uma mesa com diversos alimentos preparados, como pães, bolos, frutas e pratos decorados. O grupo é diverso em idade, gênero e aparência, transmitindo um clima de colaboração e acolhimento. Na parte inferior, há três imagens menores: à esquerda, uma pessoa observa a tela de um computador com conteúdo organizado em quadros; ao centro, participantes trabalham na preparação de alimentos em uma bancada, manipulando ingredientes; à direita, duas pessoas conversam enquanto uma delas gesticula, possivelmente explicando uma atividade. O conjunto das imagens sugere um contexto de formação, trabalho coletivo e aprendizado na área de alimentação.
1 33 34 35 36 37 1.674