Notícias

SME sedia evento de encerramento do Programa “Nutrir Crianças Saudáveis”

Ocasião também contou com lançamento de livro que reúne experiências em escolas da rede municipal

Publicado em: 20/04/2018 17h29 | Atualizado em: 30/11/2020

nutrir_740_x_430.jpg

No dia 12 de abril, quinta-feira, aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) o evento de encerramento do programa “Nutrir Crianças Saudáveis” e o lançamento do livro As Histórias Deliciosas do Nutrir .

A cerimônia foi realizada com o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho feito pelos educadores com as crianças nas unidades educacionais. Participaram do evento educadores que apoiaram a iniciativa nas escolas, profissionais das Secretarias Municipais de Educação de São Paulo e Guarulhos, colaboradores da Fundação Nestlé e equipe Nutrir, jornalistas e formadores de opinião.

A contadora de histórias Kiara Terra deu início ao evento interagindo com o público e contando histórias do cotidiano relacionadas ao tema “alimentação”, envolvendo escola, estudantes, professores, cozinheiras e família. Após a contação de histórias, a chef de cozinha Mara Salles subiu ao palco e comentou sobre a importância do alimento na vida das pessoas. “Precisamos ensinar as nossas crianças a terem respeito pelo alimento. Quando a criança é apresentada ao alimento, estamos apresentando o mundo para ela”, observou a chef.

Em seguida, dezesseis educadores, participantes do programa, foram convidados ao palco para uma sessão de fotos. Após o término, o público pôde experimentar diferentes tipos de pratos elaborados pela chef Mara Salles e sua equipe. Foram utilizados, no preparo, os mesmos ingredientes disponíveis nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino.

A cerimônia de encerramento também promoveu o lançamento do livro “As Histórias Deliciosas do Nutrir”. O livro apresenta as receitas elaboradas pelas profissionais cozinheiras da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e Guarulhos escolhidos pelo Nutrir em 2017, resultados da implementação do programa Nutrir Crianças Saudáveis nas escolas, além de histórias vivenciadas por crianças e cozinheiras no decorrer da iniciativa. Relatos publicados pelos educadores na plataforma virtual do Nutrir foram reescritos em forma de histórias e também fazem parte do conteúdo do livro.

Conheça o livro “As Histórias Deliciosas do Nutrir”.

Sobre o Programa “Nutrir Crianças Saudáveis” – Desenvolvido pela Fundação Nestlé Brasil, o programa é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo há sete anos. A iniciativa promove formações de educadores (professores, gestores, nutricionistas e cozinheiras) com o objetivo de contribuir para melhores práticas de educação alimentar e nutricional nas escolas.

As cozinheiras participam de formações com chefs de cozinha para aprenderem novas técnicas e receitas que possam ser utilizadas nas escolas. Após as formações, elas são convidadas a criarem suas próprias receitas com os ingredientes da alimentação escolar oferecidos na RME. As receitas são publicadas em uma plataforma online e avaliadas pelas chefs formadoras.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Diálogos Em Rede
Roda de conversa de crianças pequenas sentadas no chão com a professora para leitura de uma história.

Escola Infantil lança projeto permanente para público-alvo da Educação Especial 

Publicado em: 30/03/2026 4h58 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Curso Linguagem Cultura Escrita
Imagem de uma pessoa vista de perfil, escrevendo a palavra “Educação” em um quadro branco com uma caneta preta. A pessoa tem cabelo preso e veste uma jaqueta jeans. A palavra está escrita em letra cursiva, em destaque no centro da imagem. Ao fundo, o cenário é claro e minimalista, com um detalhe em degradê azul no canto superior direito, conferindo um aspecto institucional e limpo.

Fontes de recursos na folha de pagamento dos professores reforçam transparência

Publicado em: 27/03/2026 7h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Imagem de um jovem sorridente, em ambiente interno, ao lado de uma cabine de votação. Ele usa óculos, camiseta clara com a palavra “VOTE” e o número “8” escritos à mão, além de um nome abaixo, sugerindo apoio a uma candidatura. Ao lado, há uma estrutura de papelão branca com as inscrições “Justiça Eleitoral” e “Cabina de Votação”, com o símbolo oficial ao centro. A cabine está posicionada sobre uma mesa, onde também é possível ver parte de um equipamento eletrônico. O cenário remete a um processo de votação escolar, como eleições de grêmio estudantil.

Escola municipal realiza eleição do Grêmio Estudantil com urnas eletrônicas 

Publicado em: 27/03/2026 6h32 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

1 32 33 34 35 36 1.673