Notícias

SME promove encontro para fortalecer ações integradas de proteção escolar 

Evento reuniu representantes de diferentes órgãos para fortalecer a proteção escolar na Rede Municipal

Publicado em: 10/06/2026 17h19 | Atualizado em: 10/06/2026
Fotografia mostra uma mulher a frente de um auditório. Ela fala com as pessoas da plateia com um microfone. A maioria das pessoas sentadas no auditório estão com o uniforme da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Gabinete Integrado de Proteção Escolar (GIPE), realizou nesta quarta-feira (10) uma reunião conjunta com as 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs),  os Inspetores Regionais da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e o Comitê de Proteção Escolar. 

O encontro reuniu representantes de diferentes órgãos e secretarias para fortalecer a articulação da rede de proteção e discutir estratégias voltadas à promoção da convivência e da proteção escolar nos territórios. 

Realizado no auditório da SME, o encontro promoveu um espaço de diálogo e construção coletiva entre os participantes. A integração entre os diferentes setores que compõem a rede de proteção foi destacada como fundamental para qualificar as respostas às demandas das unidades educacionais e fortalecer as ações desenvolvidas nos territórios. 

Uma das convidadas para esta reunião foi Talita Bueno, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e membro do Grupo de Pesquisa GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral – UNICAMP / UNESP. Talita abordou uma visão integradora de Rede Protetiva de Segurança Escolar.

Ao longo das atividades, os participantes refletiram sobre possibilidades de integração entre políticas públicas, as principais demandas identificadas pelos diferentes órgãos, o fortalecimento de fluxos e canais de comunicação intersetoriais e a definição de ações prioritárias para ampliar a efetividade territorial da proteção escolar. 

A programação incluiu momentos de integração, apresentações sobre os desafios e perspectivas da proteção escolar, discussões sobre a definição de papéis institucionais, rodas de escuta e problematização, além de atividades em grupo voltadas à construção de encaminhamentos conjuntos. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia da fachado do Centro de Educação Infantil Heloisa Luck.

Região oeste de SP ganha duas novas unidades educacionais para ampliar o atendimento na Educação Infantil

Publicado em: 06/08/2026 4h49 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Fotografia de uma menina segurando para o celular e apontado para sua tela.

Resultados do Ideb já estão disponíveis para consulta

Publicado em: 06/08/2026 4h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia ilustrativa mostra mãos de diferentes pessoas unidas ao redor de uma muda de planta com folhas verdes, sustentada sobre um pequeno montículo de terra. A cena simboliza cooperação, cuidado com o meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Ao fundo, a vegetação aparece desfocada, reforçando o contexto natural. No canto superior direito, está a identidade visual da Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, com logotipo em tons de verde composto por uma figura humana estilizada envolvida por setas circulares, acompanhada da inscrição Educação Ambiental – Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Seminário de Educação Ambiental reúne educadores em São Paulo

Publicado em: 06/08/2026 3h54 - em Educação Ambiental

Pessoa servindo uma refeição em um refeitório escolar entrega um prato com arroz, feijão, salada, legumes e proteínas a um estudante. Em primeiro plano, aparecem cubas de alimentos aquecidos e, ao fundo, o ambiente da cozinha escolar desfocado.
Ilustração em estilo vetorial sobre fundo azul-escuro com o título

Prêmio Heitor Villa-Lobos abre inscrições para a 8ª edição 

Publicado em: 06/08/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.684