Notícias

4º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis reunirá mais de 3 mil participantes nesta terça-feira

Evento terá oito oficinas sobre temas relacionados à comunidade escolar

Publicado em: 05/12/2023 9h00 | Atualizado em: 04/12/2023

Arte com fundo branco e desenhos abstratos coloridos. Se lê "4º Encontro Municipal Dos Grêmios Estudantis".
A Secretaria Municipal de Educação promove nesta terça-feira (5), das 9h às 17h, 4º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis no Pro Magno. O encerramento vai contar com show da Banda Engrenagem Urbana.

O encontro reunirá 3.100 pessoas entre estudantes e educadores das EMEFs, EMEFMs, EMEBSs e CIEJAs da Rede Municipal de São Paulo.

O objetivo é reunir os estudantes gremistas e proporcionar momentos de discussões sobre as questões e experiências vividas por eles no dia a dia da escola durante o ano letivo.

Com o intuito de promover a participação dos estudantes gremistas em discussões que contemplem as diversas temáticas vivenciadas por eles e toda a comunidade escolar, serão realizadas 8 oficinas, divididas em salas para grupos de 300 pessoas.

A programação, inclui, ainda um minicongresso que será realizado no espaço da grande plenária para cerca de 600 pessoas. O minicongresso terá como articuladores os 13 Grêmios escolhidos pelas DREs para homenagem “Grêmio Estudantil em Destaque”.

Oficinas sobre temas diversos
As oficinas serão realizadas em parceria com profissionais da SME e de outras Secretarias Municipais parceiras. Saiba quais serão:

Oficina 1 – Grêmio em foco: Transformando ideias em ações. Os líderes estudantis vão aprender como elaborar um plano de ação eficaz que seja capaz de traduzir as visões e ideias dos estudantes em ações concretas, promovendo um ambiente escolar mais participativo e engajado.

Oficina 2 – Construindo Pontes de Respeito: Educação para Relações de Gênero, Sexualidade e Diversidade no Grêmio Estudantil. Propõe uma abordagem interativa sobre educação para relações de gênero, sexualidade e diversidade para construir uma comunidade estudantil consciente, respeitosa e mais aberta para a diversidade.

Oficina 3 – Hackaton com A ADE Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento). É uma maratona de tecnologia com foco em desenvolver soluções para problemas enfrentados pela organização/entidade.

Oficina 4 – Grêmio Antirracista. Visa discutir o papel do Grêmio Escolar no combate ao racismo, sobretudo, em perspectivas de prevenção e resolução positiva de conflitos.

Oficina 5 – Instituto Vladimir Herzog – Democracia?! Para que? O que nos ensina o Portal Memórias da Ditadura. Serão apresentadas as mudanças realizadas no Portal Memórias da Ditadura. Após reformulação, o Portal Memórias da Ditadura conta com novidades em seu conteúdo e navegabilidade. Junto à apresentação, será realizada uma oficina com os estudantes com base nas informações e materiais contidos no site e que trabalhará conceitos como democracia, justiça e mobilização social.

Oficina 6 – Culturas em Conexão: Movimentos Possíveis. Reflexão sobre pluralidade cultural e artística presente nos territórios e sua relação com os espaços externos, considerando a constante fluidez das expressões, produções e linguagens dos estudantes e da comunidade escolar.

Oficina 7 – Conhecer para Incluir. Objetivo de sensibilizar os estudantes dos Grêmios Estudantis das Unidades Escolares da RME, sobre a temática das pessoas com deficiência em situações cotidianas.

Oficina 8 – ODS e Práticas Estudantis Sustentáveis. Busca ampliar o conhecimento sobre o papel estudantil na implementação dos ODS e inspirar iniciativas que colaborem com um mundo mais sustentável.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de vários professores sentados ao redor da mesa com seus computadores portáteis.

Formação inicial reúne novos POEDs para atuação com Tecnologias para Aprendizagem 

Publicado em: 01/04/2026 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo amarelo, vários livros dispostos em formato de leque e o texto

Currículo da Cidade entra em fase de consulta pública

Publicado em: 01/04/2026 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de sala de aula com estudantes sentados em suas carteiras.

Rede municipal amplia o acesso e garante matrícula sem exigência de documentos

Publicado em: 31/03/2026 5h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com duas imagens de bebês em atividade com livros infantis. À esquerda, uma criança pequena, vista de cima, segura um livro ilustrado aberto no chão, com desenhos coloridos dos Três Porquinhos. À direita, um grupo de bebês está reunido sobre um tapete, interagindo com outro livro ilustrado da mesma história, tocando as imagens com as mãos. As crianças aparecem em diferentes posições, explorando o material de forma coletiva. O ambiente sugere um espaço de educação infantil, com foco em atividades sensoriais e de leitura.

Releitura de Os Três Porquinhos promove descobertas no berçário do CEI Jardim Adutora

Publicado em: 31/03/2026 12h44 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Diálogos Em Rede
1 32 33 34 35 36 1.674