Notícias

DRE Guaianases promove 1º “VEM – Vozes Estudantis em Movimento”

Oportunidade de unir ideias de todas as escolas de Ensino Fundamental da região

Publicado em: 23/08/2017 9h08 | Atualizado em: 30/11/2020

vem_principal_740_x_430.jpg

No dia 11 de agosto, Dia do Estudante, ocorreu no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes o 1º “VEM – Vozes Estudantis em Movimento”, evento promovido pela Divisão dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (DICEU) e pela Divisão Pedagógica (DIPED) da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases,

O evento foi destinado aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio com o intuito de realizar a integração entre as escolas da região, promover debates sobre a importância da participação efetiva dos alunos no ensino público e, por fim, incentivar a continuidade e a criação de novos Grêmios Estudantis. Contou com a participação de quatro delegados eleitos de cada Unidade, um Coordenador Pedagógico, um membro da Comissão de Mediação de Conflitos e um Professor. Também estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Educação.

Pela manhã, após o credenciamento, os participantes foram recepcionados pelos Mestres de Cerimônia Cibelle e Bruno, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Deputado Caio Sérgio Pompeu de Toledo. Em seguida, apreciaram a apresentação musical da banda “Engrenagem Urbana”, oriunda do bairro de Itaquera, zona leste de São Paulo. O grupo de hip hop apresentou canções com letras que retratam, segundo o MC Samuel Porfírio, “uma Sampa que é fiel e traiçoeira, contraditória e acolhedora”.

Após a apresentação, houve um bate-papo sobre a escola pública, realizado pelos convidados Call Gomes (baixista da banda Engrenagem Urbana), Prof. Michelle dos Santos Fernandes Nunes (EMEF CEU Jambeiro), MC Tito (Coletivo Força Ativa), Prof. Ronaldo José (EMEF Juscelino Kubitschek de Oliveira) e Higor Paulo da Silva (UPES – União Paulista e Estudantes Secundaristas). Para encerrar a primeira etapa do evento, o microfone foi aberto aos participantes para considerações e perguntas. Além dos assuntos tratados no bate-papo, os estudantes também versaram sobre violência contra a mulher, racismo, ações dos grêmios e protagonismo juvenil nas escolas.

Durante o intervalo, apresentações culturais abrilhantaram ainda mais o “VEM”, com a apresentação do repertório variado do grupo musical da EMEF Prof. João Ribeiro de Barros, sob a regência do Prof. Gerson, e do balé da EMEF Luiz Roberto Mega, ao comando da Prof. Elen.

À tarde, foram organizadas oficinas destinadas a diversas áreas da cultura: Fab Lab, Danças Brasileiras e Urbanas, Basquete, Origami, Capoeira, Maracatu, Imprensa Jovem, Teatro, Cultura e Rap.

No fim do dia, todos se reuniram novamente e alguns alunos relataram a experiência vivenciada nas oficinas. Com descontração e bom humor, os estudantes partilharam com os demais um pouco do que foi desenvolvido em grupo. O encontro foi encerrado com a fala da Diretora Regional de Educação, Lucimeire Cabral de Santana, que agradeceu a presença de todos, ressaltou a importância desse momento de interação entre estudantes, professores e demais representantes da Educação e fez um chamamento para o 2º “VEM”, previsto para ser realizado no Dia do Estudante do próximo ano.

Acesse o álbum de fotos do evento e do making of

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
Imagem com fundo rosa escuro e branco e o texto
Imagem de uma criança pequena sentada à mesa, concentrada enquanto escreve ou desenha em uma folha de papel. Ao lado, uma mulher observa atentamente e oferece apoio, com expressão de cuidado e orientação. Ao fundo, outras pessoas aparecem desfocadas, sugerindo um ambiente escolar. A cena transmite um momento de aprendizagem e acompanhamento individual.

São Paulo avança na alfabetização e supera meta do MEC 

Publicado em: 01/04/2026 6h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de um evento em ambiente interno, com duas mulheres sentadas em poltronas à frente de uma plateia. Uma delas fala ao microfone enquanto gesticula, e a outra escuta atentamente. Ao fundo, há uma projeção em tela com informações sobre alfabetização, incluindo texto institucional e a foto de uma mulher. Na frente das palestrantes, há pequenas mesas com copos e jarros de água. O público está sentado, de costas para a câmera, acompanhando a apresentação.

SME institui grupo de trabalho para fortalecer a política de alfabetização na rede municipal 

Publicado em: 01/04/2026 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

1 31 32 33 34 35 1.674