Notícias

DRE Guaianases promove 1º “VEM – Vozes Estudantis em Movimento”

Oportunidade de unir ideias de todas as escolas de Ensino Fundamental da região

Publicado em: 23/08/2017 9h08 | Atualizado em: 30/11/2020

vem_principal_740_x_430.jpg

No dia 11 de agosto, Dia do Estudante, ocorreu no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes o 1º “VEM – Vozes Estudantis em Movimento”, evento promovido pela Divisão dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (DICEU) e pela Divisão Pedagógica (DIPED) da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases,

O evento foi destinado aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio com o intuito de realizar a integração entre as escolas da região, promover debates sobre a importância da participação efetiva dos alunos no ensino público e, por fim, incentivar a continuidade e a criação de novos Grêmios Estudantis. Contou com a participação de quatro delegados eleitos de cada Unidade, um Coordenador Pedagógico, um membro da Comissão de Mediação de Conflitos e um Professor. Também estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Educação.

Pela manhã, após o credenciamento, os participantes foram recepcionados pelos Mestres de Cerimônia Cibelle e Bruno, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Deputado Caio Sérgio Pompeu de Toledo. Em seguida, apreciaram a apresentação musical da banda “Engrenagem Urbana”, oriunda do bairro de Itaquera, zona leste de São Paulo. O grupo de hip hop apresentou canções com letras que retratam, segundo o MC Samuel Porfírio, “uma Sampa que é fiel e traiçoeira, contraditória e acolhedora”.

Após a apresentação, houve um bate-papo sobre a escola pública, realizado pelos convidados Call Gomes (baixista da banda Engrenagem Urbana), Prof. Michelle dos Santos Fernandes Nunes (EMEF CEU Jambeiro), MC Tito (Coletivo Força Ativa), Prof. Ronaldo José (EMEF Juscelino Kubitschek de Oliveira) e Higor Paulo da Silva (UPES – União Paulista e Estudantes Secundaristas). Para encerrar a primeira etapa do evento, o microfone foi aberto aos participantes para considerações e perguntas. Além dos assuntos tratados no bate-papo, os estudantes também versaram sobre violência contra a mulher, racismo, ações dos grêmios e protagonismo juvenil nas escolas.

Durante o intervalo, apresentações culturais abrilhantaram ainda mais o “VEM”, com a apresentação do repertório variado do grupo musical da EMEF Prof. João Ribeiro de Barros, sob a regência do Prof. Gerson, e do balé da EMEF Luiz Roberto Mega, ao comando da Prof. Elen.

À tarde, foram organizadas oficinas destinadas a diversas áreas da cultura: Fab Lab, Danças Brasileiras e Urbanas, Basquete, Origami, Capoeira, Maracatu, Imprensa Jovem, Teatro, Cultura e Rap.

No fim do dia, todos se reuniram novamente e alguns alunos relataram a experiência vivenciada nas oficinas. Com descontração e bom humor, os estudantes partilharam com os demais um pouco do que foi desenvolvido em grupo. O encontro foi encerrado com a fala da Diretora Regional de Educação, Lucimeire Cabral de Santana, que agradeceu a presença de todos, ressaltou a importância desse momento de interação entre estudantes, professores e demais representantes da Educação e fez um chamamento para o 2º “VEM”, previsto para ser realizado no Dia do Estudante do próximo ano.

Acesse o álbum de fotos do evento e do making of

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de vários professores sentados ao redor da mesa com seus computadores portáteis.

Formação inicial reúne novos POEDs para atuação com Tecnologias para Aprendizagem 

Publicado em: 01/04/2026 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo amarelo, vários livros dispostos em formato de leque e o texto

Currículo da Cidade entra em fase de consulta pública

Publicado em: 01/04/2026 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de sala de aula com estudantes sentados em suas carteiras.

Rede municipal amplia o acesso e garante matrícula sem exigência de documentos

Publicado em: 31/03/2026 5h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com duas imagens de bebês em atividade com livros infantis. À esquerda, uma criança pequena, vista de cima, segura um livro ilustrado aberto no chão, com desenhos coloridos dos Três Porquinhos. À direita, um grupo de bebês está reunido sobre um tapete, interagindo com outro livro ilustrado da mesma história, tocando as imagens com as mãos. As crianças aparecem em diferentes posições, explorando o material de forma coletiva. O ambiente sugere um espaço de educação infantil, com foco em atividades sensoriais e de leitura.

Releitura de Os Três Porquinhos promove descobertas no berçário do CEI Jardim Adutora

Publicado em: 31/03/2026 12h44 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Diálogos Em Rede
1 32 33 34 35 36 1.674