Notícias

Prefeitura de São Paulo abre inscrições para a XVIII Olimpíadas Estudantis

Com 13 modalidades, evento esportivo pretende reunir 220 mil inscrições de 600 escolas e 63 CEUs da capital; abertura oficial será em agosto

Publicado em: 28/05/2026 12h11 | Atualizado em: 28/05/2026

Fotografia de um estudante saltando. As Olimpíadas Estudantis da Prefeitura de São Paulo vão completar a maioridade com o maior evento da história, abarcando o InterCEUs, e o Festival Paralímpico, além de prever uma ação conjunta com Programa Jogos de Tabuleiro que completa 32 anos na Rede Municipal de Ensino. Com a previsão de ultrapassar 220 mil participações, nas 13 modalidades esportivas em todas as regiões da cidade, a 18ª edição terá direito a finais concentradas, grande show de encerramento e entrega de medalhas pelas mãos de atletas renomados.  

A maior Olimpíada Municipal da América Latina acontece por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo (FEDEESP), Secretaria de Esportes e Secretaria da Cultura. As inscrições já estão abertas e seguem até 12 de junho, podendo ser realizadas nos sites das Olimpíadas Estudantis e do InterCEUs, por estudantes da rede pública municipal de 7 a 17 anos, nas categorias Infantil (nascidos entre 2009 e 2011); Mirim (2012 e 2013) e Pré-mirim (2014 e 2015).  

Nesta 18ª edição das Olimpíadas Estudantis da Prefeitura, a novidade é a estreia oficial de duas modalidades (Badminton e Skate), além dos já tradicionais Basquete, Futsal, Handebol, Voleibol, Atletismo, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Judô, Natação, Rugby Tag e Tênis de Mesa. A cerimônia oficial de abertura das XVIII Olimpíadas Estudantis está prevista para o dia 7 de agosto e a etapa final dos jogos em dois finais de semana de novembro (7 e 8 com handebol feminino e masculino e ginástica artística; e 28 e 29 com voleibol feminino e masculino e judô, respectivamente). O evento de encerramento será em 4 de dezembro, premiando as unidades educacionais com maior participação geral, feminina e paralímpica, entre outras categorias, em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano.  

“O esporte educacional tem um papel fundamental na formação integral dos nossos estudantes, promovendo inclusão, convivência, cidadania e desenvolvimento humano. Estamos falando da maior Olimpíada Municipal da América Latina, com a expectativa de ultrapassar 220 mil participações em 13 modalidades esportivas, mobilizando estudantes de todas as regiões da cidade. Mais do que uma competição, este evento representa o compromisso com uma educação pública que transforma vidas também por meio do esporte, da cultura de paz, da participação e do fortalecimento dos territórios”, destaca o secretário Municipal de Educação, Fernando Padula 

Disputas regionais 

Na fase eliminatória, que começa em 8 de junho, crianças, adolescentes e jovens ocuparão quadras, piscinas, tatames, pistas e ginásios dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) e de diversos espaços esportivos da cidade. Além disso, na edição 2026 haverá o retorno do Circuito de Experiências Esportivas – previsto para ocorrer ao longo do ano, voltado à iniciação esportiva de crianças de 6 a 12 anos das EMEFs nos CEUs da capital.  

As etapas regionais serão promovidas pelas Divisões dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (DICEUs) das DREs, juntamente com a Divisão de Esporte Corpo e Movimento (DIESP), e culminarão, em agosto, com os melhores atletas/equipes estudantis na disputa das Olimpíadas.  

Demais ações de Esporte Educacional 

Outro destaque é o Festival Paralímpico, uma das ações estruturantes dos programas, destinado a estudantes com deficiência matriculados nos CEUs e nas unidades da rede (EMEFs, EMEBS, EMEFMs e CIEJAs) das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs), com disputas de atletismo, voleibol sentado e tênis de mesa adaptado. Realizados pela Prefeitura de São Paulo, os programas fortalecem as ações esportivas nos territórios, promovem práticas diversificadas e conectadas às vivências dos estudantes, com foco no desenvolvimento integral.  

Já a ação conjunta Jogos de Tabuleiro será um desafio que envolverá as quatro modalidades que representam quatro grandes continentes: Mancala Awelé (África), Go (Ásia), Jogo da Onça (América) e Xadrez (Europa). O Desafio será mais uma oportunidade para os nossos estudantes do programa Jogos de Tabuleiro, que promove e valoriza o aspecto cultural e lúdico dos jogos como recurso de apoio ao Projeto Pedagógico das Unidades Educacionais, favorecendo o processo de aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes por meio da participação na competição. 

O Programa atende às diretrizes da Política Educacional da Secretaria Municipal de Educação e destina-se aos estudantes matriculados nas escolas municipais de São Paulo, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, passando pela Educação de Jovens e Adultos e os munícipes frequentadores dos Clubes de Xadrez nos CEUs. 

Sobre as Olimpíadas 

O Programa Olimpíadas Estudantis é um evento esportivo criado em 2007 como parte de uma iniciativa conjunta entre as secretarias de Esportes e de Educação da Prefeitura de São Paulo, a fim de incentivar a prática esportiva e promover o desenvolvimento integral e a integração entre estudantes de diferentes regiões da capital. A primeira edição do evento contou com a participação de 293 unidades educacionais municipais das 13 DREs, com 50 mil participações em diversas modalidades.  

Em 2010, o InterCEUs surgiu como uma competição complementar às Olimpíadas Estudantis voltada aos Centros Educacionais Unificados (CEUs), garantindo competições exclusivamente dedicadas a estes equipamentos. A iniciativa reforçou a integração entre as comunidades escolares e os territórios, seguindo os princípios da equidade, inclusão e educação integral.  

Com o objetivo de incluir crianças mais jovens, de 7 e 10 anos, ampliando o atendimento dessa faixa etária nos programas, teve início, em 2023, o Circuito Kids. A proposta era oferecer vivências corporais e esportivas que ampliassem o repertório cultural com modalidades esportivas e práticas menos convencionais no ambiente escolar. A primeira edição foi realizada durante uma semana, com a participação de crianças das 13 DREs, totalizando 2.600 participantes. As atividades eram distribuídas em cinco módulos: lutas, ginástica, esportes de raquete, esportes radicais e dança. 

O Festival Paralímpico, anteriormente chamado de Paralimpíadas Estudantis, começou em 2010 como uma iniciativa para incluir estudantes com deficiência nas Olimpíadas Estudantis. A primeira edição contou, exclusivamente, com atletismo paralímpico, enfatizando a participação e a inclusão. Nos festivais paralímpicos, o número de participações subiu de 400 em 2022 para 2.806 em 2025, representando aumento de 601%. Essa evolução demonstra o sucesso das estratégias para incentivar a presença e o engajamento de estudantes com deficiência nas competições esportivas. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra uma nadadora em uma piscina durante a prática esportiva. Em primeiro plano, a atleta está parcialmente submersa, realizando um movimento de nado, com a cabeça fora d’água. Ela usa touca e óculos de natação e apresenta expressão de esforço e concentração, com a boca aberta enquanto respira. A água ao redor está agitada, com respingos visíveis. Ao fundo, é possível ver outras pessoas e raias da piscina, em ambiente que sugere treino ou competição em espaço aquático coberto.
Imagem mostra um grupo de estudantes em uma biblioteca escolar durante uma atividade de gravação. Em primeiro plano, um adolescente, de costas, segura um celular acoplado a um suporte com iluminação circular (ring light). Ele veste camiseta laranja com a inscrição “Imprensa Jovem” nas costas. Ao fundo, três estudantes também com camisetas laranja estão sentados em bancos altos, em frente a estantes cheias de livros. Um deles segura um celular, enquanto os outros acompanham a atividade. O ambiente é organizado, com estantes de madeira repletas de livros coloridos, sugerindo um espaço de leitura e produção de conteúdo dentro da escola.

Dia do Jornalista: projeto ensina jovens a criarem conteúdos próprios e a combater notícias falsas 

Publicado em: 08/04/2026 10h54 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Fotografia de estudantes observando um leão no Animália Park.

Mais de 10 mil estudantes da rede municipal participam de visita pedagógica ao Animália Park 

Publicado em: 07/04/2026 12h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra três pessoas adultas sentadas lado a lado em uma mesa de trabalho, em ambiente interno bem iluminado por luz natural. À esquerda, um homem de barba curta usa blusa de gola alta clara e segura um tablet, olhando para a tela com concentração. No centro, um homem negro com cabelo curto e óculos de armação escura utiliza um notebook enquanto faz anotações em papel, demonstrando foco. À direita, uma mulher de cabelos castanhos presos em um rabo de cavalo veste blazer bege e escreve em um caderno, também concentrada. Sobre a mesa há um notebook, papéis, canetas e uma xícara. Ao fundo, há janelas amplas e plantas, sugerindo um ambiente de escritório ou reunião profissional.
Imagem de um palco durante um evento institucional. Ao fundo, há um painel grande em tons de azul e verde a identificação do 68º Congresso Estadual de Municípios da APM. À frente do painel, seis pessoas estão lado a lado, em pé, sorrindo para a foto. Todas usam crachá de identificação. O grupo é composto por homens e mulheres, vestidos com trajes formais e sociais, como ternos, blazer e vestidos. O ambiente é bem iluminado, com destaque para o palco e os participantes.

Secretaria da Educação representa a cidade no 68º Congresso Estadual de Municípios 

Publicado em: 06/04/2026 5h55 - em Secretaria Municipal de Educação

1 30 31 32 33 34 1.674