Notícias

Formação em Educomunicação reúne representantes das DREs em espaços culturais e educacionais

Encontros aconteceram na Casa Sérgio Buarque de Holanda, ECA-USP e TV Cultura, com atividades práticas e debates sobre Educomunicação

Publicado em: 14/05/2026 12h48 | Atualizado em: 14/05/2026

Fotografia de uma grande sala com várias pessoas e mesas organizadas em círculo. Ao centro, uma televisão com o logotipo do programa Boas Práticas Escolares", da TV Cultura.    

O Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação promoveu o curso “Gestão de projetos Educomunicativos” para as Divisões dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (DICEUs). A formação ofereceu as equipes de Educomunicação das Diretorias Regionais de Educação (DREs) subsídios para o acompanhamento dos projetos nas unidades educacionais.  

Ao longo de três módulos, a formação abordou os temas “O que é Educomunicação e as modalidades de projetos”, “Criação de projetos Educomunicativos para o Mais Educação e São Paulo Integral (SPI)” e “Avaliação de projetos Educomunicativos”.  

Os encontros aconteceram em locais de relevância histórica, educacional e cultural: Casa Sérgio Buarque de Holanda, Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e TV Cultura. Além das atividades formativas, os participantes também realizaram imersões em práticas e conheceram os espaços onde os encontros foram promovidos. 

No dia 11 de maio, o último módulo do curso foi realizado na sede da TV Cultura.  Durante a atividade, os formadores conheceram os espaços de comunicação da emissora e participaram de uma palestra sobre o programa Boas Práticas Escolares e o quadro Imprensa Jovem no Ar.   

Segundo Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME, a proposta da atividade também foi aproximar os formadores que representam as DREs dos programas desenvolvidos pela área. A formação educomunicativa para as DREs terá continuidade no próximo semestre, com foco na Educomunicação e na Educação Integral.  

Núcleo de Educomunicação

O Núcleo de Educomunicação da SME-SP tem como missão promover a Educação Midiática no ensino básico da cidade de São Paulo. Entre as ações desenvolvidas, estão a formação dos educadores, e projetos como o Imprensa Jovem, Rádio escolar, Produção de Audiovisual, Cinema, História em Quadrinhos, entre outros. Conheça mais sobre os projetos aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Professora de cabelos cacheados está em pé em frente a uma lousa branca, segurando um marcador azul durante uma aula. Na lousa estão escritos, em letra cursiva azul, os dizeres “Educação transforma!” e as palavras “Respeito”, “Conhecimento”, “Dedicação” e “Futuro”. Parte dos estudantes aparece desfocada em primeiro plano, em um ambiente de sala de aula iluminado e organizado.

Profissionais da Educação terão aumento de 5,4% no piso inicial

Publicado em: 14/05/2026 3h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (1)
Mães Guardiãs

Cuidado que transforma: Mães Guardiãs fortalecem a educação nas escolas municipais 

Publicado em: 13/05/2026 1h51 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (2)

Programa promove oficinas sobre inteligência artificial, habilidades socioemocionais e diversidade

Publicado em: 13/05/2026 1h34 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Cei Amigo Peito (1)

SME lança Campanha CEI Amigo do Peito 2026 

Publicado em: 13/05/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.657