Notícias

Educadores da rede pública são convidados a participarem do III Seminário Multidisciplinar de estudos e pesquisas em arte e educação da USP 

Evento com certificação terá mesas temáticas e oficinas sobre processos de criação na educação e nas artes; inscrições encerram nesta sexta (24) 

Publicado em: 24/05/2024 12h22 | Atualizado em: 24/05/2024
Cartaz do III Seminário Multidisciplinar (1)

Entre os dias 5 e 8 de junho, a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP recebe o III Seminário Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Arte e Educação: Processos de criação na educação e nas artes. O evento comemora os 14 anos de atividades do Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação (GMEPAE), sediado na ECA, e é fruto da colaboração de seus pesquisadores e pesquisadoras com os docentes de escolas públicas que participaram do curso de extensão Arte e Educação com Professores em 2023. 

O seminário visa apresentar projetos realizados como desdobramentos do curso pelos professores e professoras em suas escolas, assim como pesquisas em desenvolvimento no GMEPAE que inspiraram o programa desenvolvido com a referida turma, reafirmando nossa perspectiva criadora e colaborativa nos campos da pesquisa, da formação e da atuação docente, nosso compromisso com a educação pública e nossa implicação com questões que não podem ser ignoradas pelo ensino de arte contemporâneo.

A estrutura foi planejada para propiciar aos participantes a relação teórica e prática com os temas abordados. Cada tema será explorado tanto em uma mesa temática quanto em uma oficina, proporcionando imersão nas referidas questões, troca de experiências e diálogos interdisciplinares.

As mesas e oficinas serão desenvolvidas por professores de escolas públicas participantes do curso de extensão, com base nos projetos desenvolvidos em suas respectivas escolas, em diálogo com pesquisadores do GMEPAE, que apresentarão suas pesquisas e a relação dessas com a formação e a práxis docente em arte. As oficinas refletirão este rico diálogo, oferecendo aos participantes oportunidades de vivenciar processos de criação que possam inspirar ações educativas, estudos e pesquisas nos espaços escolares e acadêmicos. 

 

Público alvo: docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e demais pessoas interessadas. Haverá emissão de certificados para os participantes. 

Datas de realização: 05 a 08 de junho de 2024.

Horários:

Mesas temáticas: 05, 06 e 07/06 – das 18h30 às 22h30 

Oficinas: 08/06 – das 9h00 às 13h00. 

Local de realização das mesas temáticas:

Escola de Comunicações e Artes da USP, Prédio Central, Auditório Paulo Emílio. Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 2° andar, Butantã, São Paulo-SP.

Locais de realização das oficinas:

Escola de Comunicações e Artes da USP, Prédio Central, Salas de aula 201, 202, 205, 206, 207, 211 e 212.

Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 2° andar, Butantã, São Paulo-SP.

Inscrições: 

https://www.even3.com.br/iii-seminario-gmepae

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem composta por duas fotografias. No quadrante à direita, um menino se expressa em Libras em um palco com telão ao fundo; no quadrante à direita, uma menina se expressa em Libras, ao fundo prateleiras de livros.

Estudantes da rede municipal conquistam 1º e 2º lugar em Concurso Nacional de Literatura Surda 

Publicado em: 10/04/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de uma menina sentada lendo.
No palco, três mulheres estão sentadas em poltronas brancas modernas: A mulher ao centro fala ao microfone. Ela veste uma blusa rosa vibrante com estampas e uma saia branca. À esquerda, uma mulher observa a fala, vestindo uma blusa branca de mangas compridas sob um colete escuro. À direita, outra mulher segura papéis e parece estar acompanhando a mediação ou tomando notas, vestindo uma blusa preta sem mangas. A foto foi tirada da perspectiva da plateia, sendo possível ver o topo da cabeça de algumas pessoas em primeiro plano, o que confere uma sensação de profundidade e participação no evento.

São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra uma mesa com fundo verde onde estão dispostas medalhas e certificados. À esquerda, várias medalhas com fitas azuis estão organizadas em fileiras. À direita, há um conjunto de certificados empilhados em formato de leque, com detalhes em verde. A composição destaca materiais de premiação, sugerindo um evento de reconhecimento ou competição educacional.
Montagem de imagens mostra momentos de uma premiação em ambiente interno. À esquerda, em primeiro plano, um jovem segura um troféu com formato de ave, olhando para a câmera com expressão serena. À direita, há duas imagens menores em que um grupo de jovens aparecem em pé, lado a lado, aplaudindo durante a cerimônia. Os participantes vestem roupas casuais, e o ambiente conta com cortinas, mesa ao fundo e um banner com texto, sugerindo um evento institucional ou cultural. A composição destaca o reconhecimento e a celebração do grupo.

Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá 

Publicado em: 08/04/2026 12h15 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

1 29 30 31 32 33 1.674